Quatro dias após o duelo pelo Brasileirão , Flamengo e Atlético-MG voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (31), dessa vez pela Copa do Brasil , na abertura das oitavas de final da competição.
O confronto marca o reencontro não apenas por conta desse jogo recente, como também reedita a decisão do ano passado, vencida pelo time carioca. Menos de um ano depois, os ingredientes da disputa são bem diferentes — em campo, nos bastidores e até nas finanças dos clubes.
O Galo vive um momento de instabilidade fora das quatro linhas com uma grave crise financeira. Atrasos salariais se tornaram frequentes nos últimos meses, com direito a alguns atletas notificarem extrajudicialmente o clube.
Em campo, a principal mudança em relação ao ano passado foi o retorno do técnico Cuca, ídolo do clube e campeão da Copa do Brasil em 2021, que assumiu o comando técnico no lugar de Gabriel Milito.
Entre os jogadores, apenas do time que disputou a final da Copa do Brasil, quatro deles foram negociados: Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Otávio e também Paulinho. Por outro lado, chegaram nomes experientes como Rony e Gabriel Menino, ambos ex- Palmeiras , e Júnior Santos, ex- Botafogo .
Do lado rubro-negro, as mudanças também foram significativas, mas em outra direção. O Flamengo vive uma nova era política após o fim da gestão Rodolfo Landim.
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, nome influente nos bastidores do clube nos últimos anos, assumiu a presidência e iniciou uma reformulação tanto no elenco quanto na gestão esportiva.
As principais baixas foram Gabigol, Gerson e Wesley, esses últimos negociados recentemente.
Por outro lado, apenas na última semana foram confirmados nomes com carreira internacional, como Emerson Royal, ex- Milan , além de Samuel Lino e Saúl Ñíguez, os dois vindos do Atlético de Madrid , o que deixa claro o abismo financeiro entre os dois rivais atualmente, algo que ficou ainda mais acentuado com o fato do Rubro-Negro ter disputado recentemente o Mundial de Clubes , o que rendeu uma fortuna ao clube.
Para não falar que o Flamengo não tem nenhum problema, um episódio recente causou certa turbulência no futebol do clube, com a situação de Pedro, que foi bastante criticado por Filipe Luís e depois "colocou a culpa" em um membro da diretoria. Porém, o camisa 9 voltou a jogar com regularidade e já até mesmo voltou a marcar.
A partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético acontece nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã. Na semana seguinte, eles voltam a se enfrentar, dessa vez na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Próximos jogos do Flamengo
-
Atlético-MG (C): 31/7, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Ceará (F): 3/8, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (F): 6/8, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil
Próximos jogos do Atlético-MG
-
Flamengo (F): 31/7, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Red Bull Bragantino (C): 3/8, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Flamengo (C): 6/8, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil