A pandemia de Coronavírus também está afetando o dia-a-dia dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro - como não poderia deixar de ser.
O ESPN.com.br fez contato com os 20 clubes da Série A, mais o Cruzeiro, para entender como cada um está lidando com a situação até o momento.
Veja a lista abaixo dos que já responderam. Ela será atualizada à medida que novas respostas chegarem ou novas medidas forem adotadas:
O clube está monitorando as orientações do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais, alertando os torcedores e associados nas redes sociais quanto à prevenção, sintomas e formas de contágio. O Palmeiras também aguarda as definições de FPF, CBF, Conmebol para alterar planos conforme orientado.
O Alviverde também está limitando o acesso de pessoas estranhas à Academia de Futebol (centro de treinamentos do clube) e restringindo o número de reuniões.
As equipes sub-10, sub-11, sub-12, sub-13 e sub-14 foram liberadas das atividades no CT de Guarulhos, onde treinam os pratas-da-casa alviverdes, por tempo indeterminado. Já o sub-15, o sub-17 e o sub-20 seguem em programação normal, ao menos até segunda ordem.
A recomendação aos atletas é a mesma que está sendo amplamente divulgada pelas autoridases e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Há recipientes com álcool gel espalhados pelo CT Joaquim Grava. Funcionários e atletas com algum sintoma devem procurar o departamento médico imediatamente, inclusive por telefone se necessário.
O clube proibiu, nesta sexta-feira (13), a entrada de jornalistas no CCT da Barra Funda. Todas as pessoas que adentram o CCT têm que responder um questionário sobre viagens recentes, sintomas e quetais. Convidados estão proibidos. O clube instruiu funcionários e atletas sobre todas as medidas preventivas recomendadas pela OMS, tais como recipientes de álcool gel espelhados pelo CCT.
Flamengo :
O Rubro-negro segue as orientações da OMS e testou todos os seus jogadores e os funcionários ligados ao futebol, principalmente em virtude de seu vice-presidente Maurício Gomes ter testado positivo para o vírus.
Red Bull Bragantino:
Internamente, o Red Bull Bragantino está adotando as orientações passadas pela OMS com relação aos funcionários e atletas. A respeito dos jogos, o clube está seguindo e vai acatar todas as orientações da FPF e das secretaria de saúde.
Bahia :
As primeiras medidas foram o abastecimento de álcool em gel em todos os consultórios do clube, além dos repositórios espalhados pelas dependências. As áreas comuns, como academia e salão de jogos, estão com as janelas abertas para o arejamento visando dificultar o contágio.
Na viagem da delegação para Natal, onde o time joga pela Copa do Nordeste contra o América-RN, os atletas estarão munidos de máscaras e álcool em gel.
Além de seguir todas as determinações das autoridades sanitárias e da OMS, o Cruzeiro suspendeu as avaliações de atletas para as categorias de base do clube por 20 dias.
O Internacional tem seguido as orientações padrão dos órgãos de saúde. As avaliações técnicas para captação de atletas estão suspensas. A sessão extraordinária do Conselho Deliberativo que aconteceria na segunda-feira está cancelada. Cursos que seriam ministrados no clube estão cancelados. O O Inter anuncia também que a sfestividades programadas para celebração dos 111 anos do Clube e dos 51 anos do Estádio Beira-Rio também estão suspensas, bem como os eventos consulares.
Por fim, São José-POA x Inter será disputado com portões fechados.
Santos :
Os profissionais da área de saúde do Santos estiveram em todos os departamentos do clube para alertar sobre a prevenção à doença. Além disso foram instalados em vários locais aparelhos com álcool em gel. Também foram colocados informativos sobre a importância de lavar bem as mãos. Antes da viagem para partida contra o Defensa y Justicia, no dia 1º de março, pela Conmebol Libertadores, na estreia da competição, foram distribuídas máscaras e álcool em gel para toda a delegação.
Coritiba:
O Coritiba informa que está seguindo as orientações de órgãos públicos. Internamente o clube está implementando as medidas indicadas e repassadas pelos órgãos públicos de saúde e sanitários.
Grêmio :
Grêmio vem disponibilizando álcool gel em todos os setores do CT do clube e intensificando trabalho de conscientização com funcionários e jogadores. A única viagem feita para o exterior no ano, para Cali, foi feita com voo fretado.
Os atletas já receberam palestra sobre higiene dietética. Foi aumentada a quantidade de recipientes com álcool gel nas dependências do clube. Foi entregue informativo (digital e impresso) com orientações de prevenção ao coronavírus. O clube vai seguir todas as diretrizes do Ministério da Saúde e das secretarias Estadual e Municipal.
O Departamento Médico do clube está seguindo e recomendando as orientações do Ministério da Saúde e da OMS. Ao mesmo tempo, está providenciando uma cartilha própria detalhando essas recomendações para atletas, comissão, direção e funcionários do clube.
O clube está seguindo todas as normas e determinações da OMS e demais órgãos. E vai acatar toda determinação das autoridades.
Botafogo :
Já atua com medidas como cartilha para atletas e comissão. O RH do clube já está confeccionando material com orientações para todo o clube. Há suportes de álcool gel pelas áeras do futebol e também será instalado na sala de imprensa.
Atua com a medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e não alterou sua programação de treinos e ações de rotina.