O ano é 2012, quando o Corinthians foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Naquele grupo muito vitorioso, havia um lateral-direito de 20 anos que só teve a chance de entrar em campo uma vez, em derrota para o Cruzeiro, no Brasileirão. Ele nem esteve no Japão para a disputa do Mundial. Muito corintiano talvez não lembre, mas Rodinei, hoje no Flamengo, adversário nesta terça-feira pelas quartas de final da Libertadores, jogou no Corinthians .
Leia também
+ Fausto Vera vai bem e mostra suas credenciais
+ Análise: Timão reage e deixa dúvidas para a decisão
Rodinei pelo Corinthians em 2013 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Personagem do último encontro entre os dois clube, em 10 de julho, quando marcou um gol contra a favor do Timão, o jogador de 30 anos não marcou os torcedores alvinegros. Mas deixou uma boa história nos bastidores do CT Joaquim Grava por conta do apelido que ganhou: o bom de bola.
"Bom de Bola" era o nome do troféu criado pelos jogadores do Timão naquela época para premiar o pior jogador do rachão, um treino recreativo com todo o elenco que tem clima descontraído, goleiro jogando na linha e sempre muitos gols e dribles. Com Tite, a atividade era comum em 2012.
Bastou Rodinei ser eleito duas ou três vezes seguidas como o "bom de bola" para que o apelido colasse nele dentro do CT. O jogador ficou conhecido assim pelos antigos companheiros.
– Toca no Bom de Bola! – era comum ouvir nos rachões.
Há ainda uma outra versão para o apelido. Rodinei chegou ao Corinthians como um desconhecido vindo da base do Avaí. Para se enturmar e conseguir ter destaque nos treinos, dizia aos novos companheiros: "Pode tocar para mim, porque sou bom de bola".
Rodinei ficou menos de um ano no Timão. Chegou em maio de 2012 e foi devolvido ao Avaí em março de 2013. Muito jovem, fez amizade com Alexandre Pato e outros garotos no ano de sua despedida.
Rodinei e Guerrero pelo Corinthians em 2013 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Ele passou pela Ponte Preta e, no fim de 2015, assinou um contrato inicialmente de quatro anos com o Flamengo. Em sete temporadas no clube carioca, com um intervalo de um ano e meio cedido ao Internacional, o jogador acumula quatro títulos: dois cariocas, um Brasileiro e uma Libertadores.
Na atual temporada, Rodinei soma 27 jogos e quatro assistências.
Rodinei pelo Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
— Foto: Reprodução
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge