Corinthians x Flamengo: gol de Arrascaeta é legal? Ex-árbitros analisam

O jogo entre Corinthians e Flamengo , válido pela ida das quartas de final da Libertadores e ocorrido nesta noite na Neo Química Arena, ficou marcado por uma polêmica no lance que tirou o zero do placar.

Aos 35 minutos do 1° tempo, Arrascaeta marcou para os visitantes em uma jogada que gerou dúvidas nos torcedores.

Após desarmar Pedro ainda no campo de defesa, o volante Cantillo, do Corinthians, fez um lançamento. A bola desviou levemente no pé de Arrascaeta e bateu no braço de João Gomes.

Na sequência, a bola sobrou para o próprio meia uruguaio, que acertou um lindo chute no ângulo de Cássio e fez a festa dos flamenguistas. Enquanto isso, corintianos pediram anulação do lance, alegando mão do volante do time comandado por Dorival Júnior.

Para ex-árbitros entrevistados pelo UOL Esporte , o gol foi bem assinalado pelo árbitro Patricio Loustau.

"O gol é legal. Primeiro que o João Gomes está com o braço colado no corpo, não foi intencional. Fora isso, se fosse ele quem fizesse o gol, tinha que anular, porque ele [João Gomes] se beneficiaria dessa bola. Mas como foi uma bola na mão e sobrou para outro jogador, o gol é legal", iniciou Alfredo Loebeling, que detalhou a atual regra.

"A regra fala que nenhum gol pode sair proveniente de um toque de mão, seja ele intencional ou não. Se [a bola] batesse no Arrascaeta e ele fizesse o gol, teria que anular. Como bate em outro jogador de forma não intencional e sobra, o gol é legal", finalizou ele.

Carlos Eugênio Simon concordou com a opinião de Loebeling. "Gol legal. O braço do João Gomes está junto ao corpo, foi um toque acidental. Jogo que segue", falou o ex-juiz que hoje atua como comentarista. Ele também ressaltou que, se Arrascaeta estivesse no lugar de João Gomes, o lance deveria ser anulado.

Já José Aparecido de Oliveira reforçou a posição natural do braço de João Gomes na jogada. "Ocorre que a bola bateu sem intenção no braço do João Gomes, e ele não tirou vantagem no lance."

Nadine Basttos, comentarista de arbitragem da transmissão do SBT, disse ainda que o volante do Flamengo não ampliou "o espaço corporal".

"De fato, [a bola] bateu no braço do João Gomes, mas é uma mão não intencional. Ele não domina e nem amplia o espaço corporal. É uma mão acidental. Como não foi ele que fez o gol, e sim o Arrascaeta, o gol é validado. O gol é legal", falou ela.

Lance foi ilegal até 2021

Em julho do ano passado, a International Board (IFAB), órgão responsável pela manutenção das regras do futebol , deu início às novas orientações em relação às interpretações da arbitragem.

Antes deste período, uma das regras indicava que, caso qualquer jogador tocasse na bola com a mão de maneira involuntária no ataque, o lance deveria ser anulado durante uma "ocasião manifesta de gol".

Com a nova determinação, as coisas mudaram. Caso o toque acidental de um atleta inicie uma assistência para o autor de um gol, a jogada deve ser validada pela arbitragem.

Imagem: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: Uol
publicidade
publicidade