Derrotado por 1 a 0 pelo Guaraní no Paraguai, o Corinthians tenta evitar o vexame de ser o primeiro brasileiro a cair duas vezes na fase prévia da Copa Libertadores . Para isso, precisa vencer o adversário por dois gols de diferença – triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis – nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena.
A tarefa não é das mais simples, especialmente se levado em consideração o futebol oscilante apresentado pela equipe em 2020. Com pouco tempo de trabalho, Tiago Nunes ainda tenta implantar um estilo mais vistoso em uma equipe costumeiramente defensiva nos últimos anos.
Se o Guaraní não é um clube dos mais tradicionais na América do Sul, tampouco era o Tolima em 2011, quando eliminou o Corinthians justamente na fase prévia da Libertadores. Na ocasião, o time de Ronaldo, Roberto Carlos e cia. empatou por 0 a 0 no Pacaembu antes de ser surpreendido por 2 a 0 na Colômbia.
Aquela foi a primeira queda de um brasileiro neste estágio do torneio, e desde então nenhum clube caiu mais de uma vez antes da fase de grupos. O próprio Corinthians voltou à pré-Libertadores em 2015, quando despachou com tranquilidade o Once Caldas, com goleada por 4 a 0 na Arena e empate por 1 a 1 na Colômbia. Nas oitavas daquele ano, porém, cairia justamente diante deste Guaraní.
O Corinthians, aliás, é o time que mais vezes participou desta fase da competição – três –, ao lado dos rivais Palmeiras e São Paulo .
E se o time alviverde sobreviveu aos três testes, o Tricolor é um dos três brasileiros a já terem caído neste estágio prévio. No ano passado, diante do Talleres, a derrota por 2 a 0 na Argentina e o empate por 0 a 0 em casa encerraram precocemente o sonho do tetra continental no Morumbi.
Um ano antes, a terceira e última eliminação brasileira antes da fase de grupos. A Chapecoense encarou o tradicional Nacional e não resistiu: duas derrotas por 1 a 0 e classificação uruguaia.
Retrospecto
Quinze times brasileiros já disputaram a pré-Libertadores. Cruzeiro , Grêmio , Botafogo , Athletico-PR e Internacional (incluindo a deste ano) jogaram duas vezes, enquanto Goiás , Santos , Paraná , Flamengo , Chapecoense, Vasco da Gama e Atlético-MG estiveram em uma cada.
Nenhum time do país que participou deste estágio chegou à final da competição. Os que foram mais longe são Santos, em 2007, e São Paulo, em 2016, que caíram nas semifinais para Grêmio e Atlético Nacional, respectivamente.