Atual campeão da Copinha, o Flamengo está eliminado da competição depois de perder para o Figueirense por 1 a 0, nesta sexta-feira. O jogo válido pela segunda fase foi realizado em Jaguariúna.

A equipe catarinense enfrentará nas terceira fase (16-avos de final) o vencedor do confronto entre Trindade e Botafogo-SP.

O time carioca havia se classificado em segundo lugar no Grupo 15, enquanto o time de Florianópolis liderou a chave 16.

O jogo

O confronto iniciou equilibrado, com as duas equipes focadas em não deixar a outra criar boas chances. A tática surtiu efeito, tanto que a primeira oportunidade para a abertura do placar aconteceu somente aos 17 minutos. Após saída de bola errada do Flamengo, a bola ficou com Gabriel. De frente para o goleiro, o jogador do Figueirense chutou por cima do travessão.

O panorama da partida seguiu o mesmo até os 35 minutos. Mais organizado em campo, o Figueirense teve nova chance quando Gabriel aproveitou cruzamento na área, mas cabeceou sobre o gol.

O domínio do Figueirense surtiu efeito aos 38 minutos. João Diogo recebeu passe na área, girou sobre o marcador e chutou no canto, sem chance para o goleiro rubro-negro.

Nos minutos finais, o Flamengo tentou busca o ataque, mas sofria com a boa marcação catarinense. Seguro, o Figueirense manteve a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, os cariocas voltaram com outra postura e chegaram a comemorar um gol logo com um minuto. No entanto, a arbitragem anulou o lance por falta de Rodrigo Muniz. O Flamengo seguiu em busca do empate e quase conseguiu aos cinco. Bill arriscou de fora da área e viu o goleiro do Figueirense fazer grande defesa.

O Figueirense não se assustou e aproveitou os espaços dados pelo adversário para chegar com perigo aos oito minutos. Em contra-ataque rápido, Gabriel entrou na área, mas tocou sobre o travessão.

Com mais posse de bola, os flamenguistas rondavam a área catarinense, mas tinham dificuldade em criar boas jogadas. O Figueirense errava muitos passes e não incomodava a zaga carioca.

Na parte final da partida, o Flamengo acusou o cansaço e viu o Figueirense voltar a ser melhor em campo. Os catarinenses seguraram a posse de bola no ataque e mantiveram a vantagem para garantir a classificação na Copinha.