Copa União, mata-mata e fuga do rebaixamento: os Flamengo x Inter históricos

Concorrentes diretos pelo título do Brasileiro, Flamengo e Internacional se enfrentam no próximo domingo, no Maracanã. Os clubes já fizeram outros duelos decisivos na história do duelo, inclusive de título nacional, como aconteceu em 1987, e quartas de final de Libertadores, em 2019.

Ao todo, Flamengo e Internacional já se enfrentaram 101 vezes, com um grande equilíbrio: são 35 vitórias rubro-negras, 36 dos colorados e 30 empates.

  • Copa União, módulo verde - 1987

Os dois times se encontraram na decisão naquele polêmico ano, e Bebeto foi quem garantiu o título para o Flamengo. No primeiro jogo, no Beira-Rio, empate em 1 a 1, com gols de Bebeto e Amarildo. No Maracanã com 91 mil pessoas, Bebeto marcou o gol da vitória por 1 a 0 e garantiu a taça.

Na finalíssima, o time do técnico Carlinhos jogou com: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho .

Bebeto marca o gol do Flamengo sobre o Internacional em 1987 — Foto: Celso Meira/ Agência O Globo
1 de 6 Bebeto marca o gol do Flamengo sobre o Internacional em 1987 — Foto: Celso Meira/ Agência O Globo

Bebeto marca o gol do Flamengo sobre o Internacional em 1987 — Foto: Celso Meira/ Agência O Globo

Capa do caderno de esportes do jornal O Globo noticiou o título do Flamengo em 87 — Foto: Reprodução
2 de 6 Capa do caderno de esportes do jornal O Globo noticiou o título do Flamengo em 87 — Foto: Reprodução

Capa do caderno de esportes do jornal O Globo noticiou o título do Flamengo em 87 — Foto: Reprodução

Zico e Renato Gaúcho comemoram o título de 87 no Maracanã — Foto: Celso Meira, agência O Globo
3 de 6 Zico e Renato Gaúcho comemoram o título de 87 no Maracanã — Foto: Celso Meira, agência O Globo

Zico e Renato Gaúcho comemoram o título de 87 no Maracanã — Foto: Celso Meira, agência O Globo

  • Libertadores 2019 - quartas de final no caminho do título

O Internacional cruzou o caminho do Flamengo na Libertadores de 2019, e o time de Jorge Jesus se classificou com uma vitória por 2 a 0 no Maracanã (dois de Bruno Henrique) e um empate em 1 a 1 no Beira-Rio, com gol de Gabigol. No fim, o time seria campeão da competição após 38 anos após bater o River Plate.

O Flamengo titular no 1 a 1 no Beira-Rio: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Cuéllar, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol .

  • No Brasileiro de 1982, vitória que garantiu classificação

O Brasileiro de 1982 foi vencido pelo Flamengo, mas o time campeão mundial no ano anterior correu risco de ser eliminado na segunda fase, o que só não aconteceu por causa de uma vitória por 3 a 2 sobre o Internacional, no Beira-Rio, com gols de Zico, Reinaldo Potiguar e Vitor.

O Flamengo caiu no "grupo da morte" na segunda fase, com Corinthians, Atlético-MG e Internacional. Os dois primeiros avançavam. A equipe rubro-negra se classificou em segundo lugar, atrás do Corinthians. O gol de Vitor aos 42 do segundo tempo, que deu a vitória contra o Inter, foi decisivo.

A escalação da equipe de Paulo Cesar Carpegiani contra os colorados foi: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade (Vitor), Adílio, Zico, Tita, Anselmo (Reinaldo Potiguar) e Lico .

Flamengo vence o Inter em 1982 e avança no Brasileiro — Foto: Reprodução jornal O Globo
4 de 6 Flamengo vence o Inter em 1982 e avança no Brasileiro — Foto: Reprodução jornal O Globo

Flamengo vence o Inter em 1982 e avança no Brasileiro — Foto: Reprodução jornal O Globo

  • Libertadores - 1993 e 1999

Flamengo e Internacional tiveram outros confrontos pela Libertadores antes das quartas de final de 2019. Na fase de grupos de 1993, os rubro-negros empataram em 0 a 0 e venceram por 3 a 1, no Maracanã.

Na vitória do Flamengo, o técnico Jair Pereira escalou o time com: Gilmar, Charles Guerreiro, Junior Baiano, Gottardo e Piá; Uidemar, Junior, Marquinhos, Nélio, Paulo Nunes (Marcelinho Carioca) e Nilson (Gaúcho) .

Seis anos depois, na pré-Libertadores, o Internacional se deu melhor. Venceu por 1 a 0 no Beira-Rio e empatou em 1 a 1 no Maracanã. Em casa, o Flamengo foi escalado por Carlinhos com: Clemer, Fábio Baiano, Célio Silva, Juan e Maurinho; Leandro Ávila, Rocha, Marcelo e Rodrigo Mendes; Caio e Leandro Machado.

  • Em 1996, estreia frustrada da dupla Bebeto e Romário

No Brasileiro de 1996, no Maracanã, o duelo Flamengo x Internacional marcou a estreia da dupla do tetra Bebeto e Romário pela equipe rubro-negra.

Nélio abriu o placar para o Flamengo com passe de Bebeto, mas o que era para ser uma festa se tornou uma frustração. Romário se machucou e saiu do jogo. O colorado Fabiano marcou duas vezes e decretou a vitória de virada.

Na ocasião, o time do técnico Joel Santana foi: Zé Carlos, Rivera, Junior Baiano, Ronaldão e Athirson; Marcio Costa, Mancuso, Nélio, Marques, Bebeto e Romário .

Romário no Flamengo x Internacional de 1996 — Foto: Reprodução O Globo
5 de 6 Romário no Flamengo x Internacional de 1996 — Foto: Reprodução O Globo

Romário no Flamengo x Internacional de 1996 — Foto: Reprodução O Globo

  • Três confrontos pela Copa do Brasil

Nos anos 90, Flamengo e Internacional se enfrentaram duas vezes pelas quartas de final da Copa do Brasil, e os rubro-negros levaram a melhor em ambas. Em 1996, o Flamengo perdeu por 3 a 2 no Beira-Rio (gols de Gilberto e Mazinho, contra) e venceu por 3 a 1 no Maracanã.

Os gols no Maracanã foram marcados por Romário, Sávio e Nélio, e o time titular foi escalado com: Roger, Zé Maria, Valber, Ronaldão e Gilberto; Márcio Costa, Mancuso, Marques e Nélio; Sávio e Romário .

Em 1997, houve um empate em 1 a 1 (gol de Romário) no Beira-Rio e vitória do Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, com gol do zagueiro Juan. O técnico Sebastião Rocha escalou o time na ocasião com: Fabio Noronha, Fábio Baiano, Junior Baiano (Juan), Fabiano e Athirson; Jamir, Maurinho, Lucio, Nélio, Evandro e Romário.

O Inter só saiu vencedor no duelo de 2009, também pelas quartas de final. No Maracanã, empate em 0 a 0. No Beira-Rio, o gol de Andrezinho, de falta, deu a vitória aos colorados por 2 a 1. O gol rubro-negro foi de Emerson Sheik.

Em 2009, no jogo em Porto Alegre, o técnico Cuca armou o time com: Bruno, Léo Moura, Airton, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kleberson e Ibson; Zé Roberto (Sheik) e Obina .

  • Em 2001, Felipe Melo ajuda o Flamengo contra o rebaixamento
Felipe Melo comemora com os pais em 2001 — Foto: Reprodução/TV Globo
6 de 6 Felipe Melo comemora com os pais em 2001 — Foto: Reprodução/TV Globo

Felipe Melo comemora com os pais em 2001 — Foto: Reprodução/TV Globo

O duelo pela antepenúltima rodada do Brasileiro de 2001 valeu bem mais para o Flamengo, que venceu por 1 a 0 e saiu da zona de rebaixamento. A equipe terminaria aquele edição com apenas dois pontos a mais do que o Santa Cruz, o primeiro rebaixado.

O gol da vitória sobre o Inter foi de Felipe Mello. Carlos Alberto Torres escalou o time com: Julio César, Alessandro, Juan, Fernando e Sobrinho; Jorginho (Felipe Mello), Rocha, Petkovic, Roma, Edilson e Reinaldo.

Fonte: Globo Esporte