Contra Ponte, Zé Ricardo tem tríplice desafio na primeira vez à frente do Fla

Apesar de todo apoio ao treinador prata da casa - tradição com passagens vitoriosas na história do Flamengo -, está longe de ser simples a estreia de Zé Ricardo no time profissional nesta manhã de domingo, às 11h, em Campinas. Para pegar a Ponte Preta, time forte em seus domínios, o treinador, que nunca dirigiu jogadores profissionais, tem triplo desafios para a partida.

A má fase da equipe, claro, é o mais óbvio deles. Os maus resultados suscitam desconfiança no potencial próprio dos atletas, dúvidas internas - expressas recentemente pelo diretor de futebol Rodrigo Caetano, que questionou o equilíbrio do elenco, e também com o "não deu liga" do vice de futebol Flavio Godinho, que já fala em mais reforços - e tornam erros ainda mais prejudiciais numa competição equilibrada como é o Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os principais pontos e também as dificuldades pela qual o novo treinador, de apenas 45 anos, precisa para o início da almejada sequência feliz no Fla.

Respeito no grupo

A defesa por Abel Braga de boa parte das cabeças pensantes do Flamengo não se explica apenas por certa convicção de que o treinador poderia fazer o time voltar a vencer. Experiente, acostumado à pressão e vencedor, Abelão teria controle do grupo e poderia dar uma sacudida no ambiente, o que, a rigor, pode ser difícil para um novato. Com elenco repleto de jogadores caros e pouco acostumados a banco de reservas, Zé Ricardo vai atrás da sintonia fina neste seu primeiro contato com o grupo. Didático e estudioso, o treinador vai passar por experiência diferente ao dar ordens e munir de informações jogadores que não o conhecem. Nos primeiros dias procurou os atletas e conversou com boa parte dos jogadores do elenco. Há urgência de levantar o ânimo dos jogadores, que estão abalados com sequência de derrotas e eliminações.

Zé Ricardo reencontra Lucas Paquetá, um dos pilares do seu sucesso no sub-20 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo.com.br) Zé Ricardo reencontra Paquetá, um dos pilares do seu sucesso no sub-20 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo.com.br)

Definição de esquema

Muricy foi do 4-3-3 para o 4-4-2 e variáveis que não deram certo, principalmente porque o Flamengo dava muito espaço para os times que atuavam no contra-ataque. Zé Ricardo tem a chance de escolher nova forma de jogar. Nas últimas três partidas, sem Muricy e com Jayme, o Flamengo jogou com um ou dois volantes e mexeu bastante nas peças da frente.

O jornalista do GloboEsporte.com Pedro Venancio, do blog "Na base da bola", lembra que Zé Ricardo costumava usar um 4-1-4-1 bem definido no time sub-20. Com as peças disponíveis no time profissional Flamengo, ele pode manter esse esquema, com Cuéllar centralizado, William Arão pela direita, Mancuello pela esquerda, Alan Patrick mais à frente, também pelo esquerdo e Marcelo Cirino à direita. Com Felipe Vizeu à frente. Se optar por Márcio Araújo, fechando mais o time, pode ser que Arão sobre. Mancuello, que vinha na reserva, também poderia sair da equipe com Arão e Márcio jogando lado a lado, num sistema de jogo com mais marcação.

- No sub-20, ele tinha o Ronaldo, com Trindade e Paquetá lado a lado. Numa ponta, o Matheus Sávio, na outra o Cafu e o mesmo Felipz Vizeu à frente. Antes era o Douglas Baggio. Ele sempre teve esse sistema de jogo bem definido, mas com algumas variações. Na final da Copinha, por exemplo, fez um 4-2-3-1, fechando mais o meio com o Paquetá. Assim, no segundo tempo, ele conseguiu empatar o jogo com o Corinthians - observa Venancio.

No embalo da nação. Até quando?

No olhar para a história do Flamengo, há nomes como Carlinhos, Claudio Coutinho, Paulo César Carpegiani e, mais recentemente, os contestados Andrade e Jayme de Almeida, entre as soluções caseiras que caíram nas graças da torcida. Zé Ricardo entra com respaldo claro da torcida, que preferia um nome novo a medalhões, depois do insucesso de Muricy. Mas a mesma boa vontade com um prata da casa pode se virar contra ele. E o exemplo mora ao lado. Na curta e nova passagem pelo Flamengo, Jayme comandou a equipe nas últimas três partidas e não teve a compreensão da exigente torcida.

Veja as informações do próximo jogo do Flamengo:

Adversário: Ponte Preta

Local: Majestoso, Campinas

Data e horário: domingo, 11h (horário de Brasília)

Escalação provável: Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, César Martins e Jorge; Cuéllar, William Arão, Mancuello (Márcio Araújo) e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu.

Desfalque: Guerrero (seleção peruana), Juan (lesionado) e Everton (suspenso).

Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e Wagner Vilaron)

Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa-RS), auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Helton Nunes (SC).

Fonte: Globo Esporte