Treinador multicampeão com o Palmeiras bateu os principais rivais fora de casa nos últimos anos, mas ainda não conseguiu vencer o Rubro-Negro
Após um início conturbado de Campeonato Brasileiro com uma derrota em casa para o Ceará e um empate no sufoco fora de casa com o Goiás , o Palmeiras tem uma grande oportunidade de se recuperar na competição. Nesta quarta-feira (20), o time de Abel Ferreira encara o Flamengo , no Maracanã, às 19h.
O último duelo entre as duas equipes aconteceu na grande decisão da Conmebol Libertadores , que terminou com vitória do Verdão por 2 a 1, na prorrogação, em confronto que deu o terceiro título da competição ao clube paulista.
Apesar do triunfo em Montevideo, no Uruguai, jogo no qual o Palmeiras era mandante, o Alviverde tem tido dificuldade quando o assunto é encarar o rival como visitante. Sob o comando de Abel Ferreira, o Verdão enfrentou o Rubro-Negro duas vezes longe de seus domínios e sofreu dois reveses.
O primeiro deles pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2020, com uma derrota por 2 a 0 em Brasília. Além disso, em duelo válido pelo primeiro turno da competição em 2021, nova derrota, desta vez por 1 a 0, no Maracanã, palco da partida desta quarta-feira.
Uma vitória em cima do rival representaria uma espécie de marco do treinador sob o comando do Palmeiras. Desde que chegou ao clube, em novembro de 2021, Abel Ferreira levou o Verdão a cinco títulos e também conseguiu resultados marcantes em partidas contra grande rivais no Brasil e na América do Sul.
Longe do Allianz Parque, o Palmeiras, por exemplo, venceu o Corinthians na Neo Química Arena, o São Paulo no Morumbi e Santos na Vila Belmiro. Na América do Sul, o português levou a equipe ao grande triunfo por 3 a 0 contra o River Plate , na Argentina, em partida de ida da semifinal da Conmebol Libertadores de 2020.
Diante do Atlético-MG , time que tem sido protagonista no país nos últimos anos apesar do empate em 1 a 1 no Mineirão, após igualdade por 0 a 0 no Allianz Parque na partida de ida da semifinal da Libertadores de 2021, o Verdão conseguiu a classificação e eliminou o rival, apontado por muitos como favorito no mata-mata.
Nesta quarta-feira, uma vitória em cima do Flamengo no Maracanã representaria mais do que três pontos e uma marca apenas para Abel Ferreira. O triunfo marcaria a quebra de um longo jejum do próprio Palmeiras.
A última vez que o Verdão garantiu um triunfo em cima do rival no estádio aconteceu ainda no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2015. Na oportuniade, vitória do Alviverde por 2 a 1. Desde então, houve um empate por 1 a 1, em 2018, uma derrota por 3 a 0, em 2019, além do revés em 2021, também por 1 a 0.