A CONMEBOL Libertadores está afunilando. Já na 4ª rodada, a principal competição da América do Sul pode ter importantes definições, com classificados ao mata-mata e eliminados.
Por isso, o ESPN.com.br traz todos os detalhes do torneio continental ao fã do esporte, já que dois brasileiros podem carimbar o passaporte à próxima fase, enquanto outros podem ter a vida complicada em busca de uma vaga.
Quem pode se classificar?
Dois oito grupos, metade deles pode ter definições importantes. No grupo B, Talleres , com 7 pontos, e São Paulo , com 6 pontos, podem confirmar a vaga.
Para isso, os argentinos só precisam vencer o Barcelona-EQU , em Córdoba, enquanto o Tricolor tem que vencer o Cobresal , no Chile, e contar com a vitória de La T . Assim, os rivais do Equador e do Chile não teriam mais chances matemáticas.
No grupo E, o Bolívar também tem chance de sacramentar a classificação. Basta vencer o Millonarios , fora de casa, que vai chegar a 12 pontos e não dependerá mais de ninguém para ir às oitavas. Os bolivianos avançam até em casa de empate, mas daí necessitariam de uma vitória do Flamengo fora de casa contra o Palestino .
Outro brasileiro em boa situação é o Atlético-MG , que também pode definir sua vida no grupo G. E a conta é simples: basta derrotar o Rosário Central , na Argentina, que chega aos 12 pontos, mantém os 100% de aproveitamento e tem vaga garantida no mata-mata.
Por fim, na chave H, o River Plate também pode se classificar. Caso vença o Nacional-URU , em Montevidéu, os comandados por Martín Demichelis avançam às oitavas.
Quem pode ser eliminado?
Se há quem pode viver o céu, há os times que podem chegar ao inferno. São três times. No grupo B, se Talleres e São Paulo vencerem suas partidas contra Barcelona-EQU e Cobresal, respectivamente, equatorianos e chilenos dão adeus à Libertadores e passarão a disputar entre si quem vai à CONMEBOL Sul-Americana .
No grupo H, o Deportivo Táchira , zerado, precisa no mínimo empatar em casa com o Libertad para se manter vivo no torneio. Uma derrota faz os venezuelanos não terem mais chances matemáticas de conseguir vaga no mata-mata, somente na Sul-Americana.