Contagem regressiva: a três semanas do início do Mundial, saiba como está a preparação dos clubes brasileiros

publicidade

A três semanas do início do Mundial de Clubes, Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense estão cada vez mais próximos de virar a chave para o desafio mais apetitoso da temporada. Os próximos jogos por Brasileirão e torneios continentais servirão para os clubes apararem as arestas antes da viagem para os Estados Unidos, em questão de futebol apresentado e de condição física dos elencos. Além disso, todos terão uma janela entre os dias 2 e 10 de junho para contratarem reforços, se assim julgarem necessário.

Flamengo: em busca da melhor versão

Quando o Flamengo embarcar em 10 de junho para Atlantic City, cidade da Costa Leste americana na qual a delegação ficará hospedada, pretende estar em uma versão melhor que a atual. As lacunas no meio-campo e nas pontas exigirão reforços, e o ítalo-brasileiro Jorginho é um nome já encaminhado para disputar o torneio, no qual o rubro-negro estreia no dia 15, contra o Espérance (Tunísia), na Filadélfia.

Outros nomes são guardados a sete chaves pela diretoria, mas, apesar de o diretor José Boto negar que contratações serão feitas especificamente para o Mundial, também admitiu que os alvos no mercado estão definidos e há negociações em andamento para chegadas.

Ao mesmo tempo, nomes como Michael e Everton Cebolinha podem estar de saída, se receberem propostas vantajosas. Só que o lateral-direito Wesley é o principal jogador na mira do mercado europeu, tendo o nome cogitado em times da Inglaterra, como o Manchester City. A expectativa é que o jovem gere uma venda grande.

A melhora da equipe de Filipe Luís também passa pelos reforços internos. Por exemplo, o lateral-esquerdo Matías Viña, fora de combate desde agosto de 2024, pode voltar a ser relacionado já nesta semana. Já De La Cruz, Plata, Pulgar e Allan, os três primeiros considerados titulares, devem se recuperar de lesões até o início do Mundial. E, principalmente, Pedro, artilheiro do time, terá no torneio da Fifa sua grande prova de condicionamento físico após a grave lesão no joelho esquerdo.

Palmeiras: rodízio e elenco no auge

O Palmeiras investiu pesado para ter um elenco mais homogêneo em 2025 e poder revezar jogadores e priorizar o Mundial. Com isso, a expectativa é chegar no dia 9 de junho nos Estados Unidos com o time no auge da forma física e técnica. O atacante Paulinho, que só estreou em abril, é trabalhado para estar 100% no torneio. Já Bruno Rodrigues é o único problema para Abel Ferreira. O clube conta com o jogador no ritmo ideal apenas no segundo semestre, depois uma ruptura de ligamento do joelho direito somada a lesão no tendão patelar do joelho esquerdo em seguida.

Nas últimas semanas, com a vaga na Libertadores garantida, o treinador passou a preservar ainda mais os atletas fadigados para o Mundial que se inicia no dia 15 de junho, contra o Porto. O último jogo do Palmeiras antes da viagem será no dia 1º de junho, contra o Cruzeiro, pelo Brasileiro, competição que lidera com folga. Apenas depois disso, os jogadores alviverdes estarão de olho nos adversários do Mundial, mas o setor de análise de desempenho já observa Porto, Al Ahli e Inter Miami para que Abel Ferreira comece a pensar nas estratégias de jogo.

Botafogo: reforços muito em breve

Apesar do insucesso para concretizar a chegada de Wendel, o Botafogo vive a expectativa de acertar com pelo menos um reforço até o início do Mundial de Clubes. A ideia da diretoria é que pelo menos uma contratação seja finalizada já essa semana. O clube tem negociações em andamento, mas os nomes foram mantidos em sigilo.

Por outro lado, o Mundial de Clubes pode marcar o fim da trajetória de alguns nomes consagrados no Botafogo. O principal deles é Igor Jesus. Campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2024, o centroavante é um dos jogadores com maior identificação com a torcida.

Apesar de estar feliz no clube e no Rio de Janeiro, o centroavante de 24 anos tem sido alvo de sondagens de clubes da Inglaterra, como o Nottingham Forest e o Arsenal, e da Itália, como o Milan. A ida para a Europa é bem vista pelo atleta e seu estafe.

Ao todo, a delegação do Botafogo para o torneio deve ter cerca de 70 pessoas entre jogadores — o regulamento da competição prevê entre 26 e 50 atletas — e funcionários. A viagem para os Estados Unidos será no dia 9 de junho, e a estreia no dia 15, contra o Seattle Sounders, no Lumen Field.

Fluminense: retornos de peso e contratações pontuais

Campeão da Libertadores de 2023, o Fluminense embarca, no dia 6 de junho, para os Estados Unidos, onde tem como sede a University of South Carolina, em Colúmbia, na Carolina do Sul. O local ficou conhecido por receber o Liverpool-ING durante a pré-temporada do ano passado. A facilidade na logística da delegação, com deslocamentos mais curtos, pesou na na escolha da equipe brasileira, que estreia contra o Borussia Dortmund-ALE, no dia 17, em Nova Jersey, e também joga em Miami pela fase classificatória.

Às vésperas do Mundial, o tricolor ainda sofre com lesões de jogadores importantes, como o artilheiro Cano, que avançou na recuperação do joelho esquerdo e passou a correr, na última semana, no gramado do CT Carlos Castilho, o que aumenta o otimismo do clube em ter o atleta no torneio. Com fratura facial, o uruguaio Canobbio também deve voltar a tempo.

O técnico Renato Gaúcho não esconde o desejo por reforços na próxima janela, principalmente em contratações pontuais e “que cheguem para decidir”. Ele já falou mais de uma vez que Keno é o único atacante com um contra um. Sem os lesionados Bernal e Otávio, a posição de camisa 5 é outra carência do elenco.

Fonte: Extra