Sporting Cristal x Flamengo, pela Conmebol Libertadores, foi suspenso pelo Governo do Peru

O Governo do Peru anunciou na noite desta terça-feira (5) a suspensão do jogo entre Sporting Cristal e Flamengo , que estava marcado para começar às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, pela 1ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores .

Segundo apurou a ESPN , a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi pega completamente de surpresa com a medida, já que a entidade havia chegado mais cedo a um acordo com as autoridades peruanas para a realização da partida com portões fechados.

As tratativas, aliás, foram conduzidas pelo mandatário da Conmebol, Alejandro Domínguez , diretamente com o presidente do Peru, Pedro Castillo .

Todavia, Castillo recuou no último momento, principalmente depois de ter recebido fortes cobranças no Congresso do país.

Além disso, ocorrem neste momento enormes protestos em Lima devido ao aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes, com confrontos entre população e polícia.

Com isso, não haveria garantias de segurança para Sporting Cristal x Flamengo, o que levou o Governo a decidir pela suspensão do duelo.

Surpreendido com a reviravolta, o órgão que rege o futebol sul-americano ainda não tem planos de remarcação da partida, e não há data definida para o confronto ocorrer.

Com isso, o Flamengo também não sabe se segue em Lima se preparando para o jogo ou se retorna ao Brasil para seguir o planejamento para a estreia do Campeonato Brasileiro , que ocorre neste sábado (9), às 19h (de Brasília), contra o Atlético-GO , em Goiânia.

Vale salientar que, pelo regulamento da Conmebol, o Sporting Cristal pode ainda ser multado em US$ 250 mil (R$ 1,163 milhão) pela não realização da partida.

* Com informações de Pedro Henrique Torre e Enrique de la Rosa, de Lima (PER), e Pedro Ivo Almeida, Antônio Strini e Francisco De Laurentiis, de São Paulo (SP)