Nesta segunda-feira (18 de fevereiro) a Conmebol, entidade que rege o futebol sul-americano, publicou comunicado oficial no seu site confirmando mudanças no calendário da fase de grupos da Libertadores 2019. As partidas referentes à terceira rodada, e que por enquanto envolve seis brasileiros (Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Athletico-PR, Internacional e Palmeiras), tiveram datas mudadas em virtude da Data Fifa no período entre 18 e 26 de março, para que clubes e seleções não sejam prejudicados. O duelo entre Flamengo e Peñarol, por exemplo, foi marcado para o dia da decisão da Taça Rio.
Inicialmente programada entre os dias 25 e 31 de março, a terceira rodada – correspondente à 13ª semana de disputadas – foi remarcada para a semana 14, entre os dias 1° e 7 de abril. Segundo a própria Conmebol, a mudança permitirá que todas as federações sul-americanas disponham dos seus jogadores para os amistosos preparatórios para a Copa América, com seu início marcado para o dia 14 de junho.
O Atlético-MG, que agora enfrenta o Defensor-URU na Terceira Fase, também pode ser atingido pela mudança. Caso avance para a fase de grupos, entra no Grupo E (com Zamora-VEN, Nacional-URU e Cerro Porteño-PAR), e na terceira rodada, contra o Zamora, a data do confronto também foi modificada.
Confira como ficaram as mudanças para os brasileiros na 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores:
San Lorenzo-ARG x Palmeiras – 02/04
Athletico-PR x Boca Juniors-ARG – 02/04
Internacional x River Plate-ARG – 03/04
Atlético-MG x Zamora-VEN – 03/04 - *se o Atlético-MG avançar para a fase de grupos
Emelec-EQU x Cruzeiro – 03/04
Flamengo x Peñarol-URU – 03/04
Universidad Catolica x Grêmio – 04/04.
Leia também:
(Crédito da imagem: divulgação/ Conmebol)