O Flamengo já tem data para voltar a atuar em Brasília. A Conmebol confirmou nesta segunda-feira, por meio de uma nota oficial, que a partida entre o Rubro-Negro e o Olimpia (PAR), válida pelas quartas de final da Copa Libertadores, será disputada no estádio Mané Garrincha. A partida, originalmente marcada para o Maracanã, ocorre no dia 18 de agosto, às 19h15. O jogo será disputado com a presença de público.
Na página do Flamengo no site da Conmebol, a aba de próximos jogos já afirmava desde o último domingo que o encontro com o time paraguaio seria realizado em Brasília. A manifestação da entidade, no entanto, só ocorreu na manhã desta segunda-feira.
Antes, porém, no dia 11, o clube carioca vai a Assunção, onde enfrenta justamente o Olimpia, na partida de ida do confronto de quartas de final. O jogo está marcado para o Estádio Manuel Ferreira, no dia 11 de agosto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/1/g/Qfb8qzSH6NB73NgUVJAQ/whatsapp-image-2021-07-30-at-10.06.26.jpeg)
Estádio Mané Garrincha — Foto: Lucas Magalhães
O ge havia antecipado na última sexta-feira o interesse do Flamengo em trazer a partida para a capital federal. O jogo, que valerá uma vaga na semifinal da Libertadores, faz parte de um pacote de dez duelos que o Rubro-Negro cogita realizar em Brasília . Também na última sexta-feira, a prefeitura do Rio de Janeiro liberou a realização do jogo no Maracanã, com 10% da capacidade do estádio. As condições, entretanto, não agradaram o Flamengo .
No dia 21 de julho, o Flamengo veio a Brasília, onde disputou a partida diante do Defensa y Justicia, pela Libertadores, e voltou a contar com o apoio da torcida. Foi o primeiro jogo com público no Mané Garrincha desde o início da pandemia, e registrou a presença de pouco mais de 5.500 torcedores. A estratégia será repetida no duelo da Libertadores, contra o Olimpia.
O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou a volta do público aos jogos profissionais de futebol, com algumas restrições. Entre elas, estão a obrigatoriedade da apresentação de um teste PCR negativo para Covid-19, ou do comprovante de vacinação com as duas doses aplicadas com no mínimo 15 dias de antecedência em relação ao dia do jogo. O mesmo prazo é válido à vacina aplicada em dose única.
Antes, o decreto do governo local obrigava a apresentação de ambos os documentos, cartão de vacinação e teste PCR negativo. O texto, entretanto, foi alterado pelo GDF atendendo a um pedido do próprio Flamengo.
A partida entre Flamengo e Defensa y Justicia ainda foi alvo de duas ações judiciais. Ambos os processos, que foram negados pela Justiça do DF, pediam que o jogo fosse realizado com portões fechados, ou seja, sem a presença de público.