A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta terça-feira (1º) diversas mudanças nas regras de suas principais competições, a CONMEBOL Libertadores e a CONMEBOL Sul-Americana .

De acordo com a Confederação, as alterações serão feitas para adequar os torneios aos novos métodos da Ifab ( International Football Association Board ), entidade que regulamenta o futebol mundial e os critérios de arbitragem.

A principal mudança será na regra 12, com o objetivo de reduzir a "cera" feita por goleiros.

De agora em diante, os arqueiros poderão segurar a bola apenas por oito segundos dentro da área antes de executar a reposição. Caso esse tempo seja excedido, será concedido um escanteio ao rime adversário.

"Essa norma busca agilizar o jogo e evitar perdas de tempo desnecessárias", apontou a Conmebol.

Para assegurar que os goleiros estejam atentos ao tempo restante, o árbitro irá levantar a mão e iniciar uma contagem regressiva de cinco segundos antes que a bola tenha que ser lançada pelo atleta.

Veja outras alterações :

  • Regra 3 : será reforçado que apenas o capitão da equipe poderá se aproximar do árbitro e contestar decisões. Outros atletas que o façam devem ser punidos com cartão amarelo;

  • Regra 8 : se a bola estiver fora da área penal quando o jogo for parado, o árbitro concederá bola ao chão a favor de um jogador do time que tinha a posse de bola, sempre que isso for possível de determinar pelo juiz. Caso contrário, ele deixará a bola com um atleta da equipe que a tocou pela última vez. A bola deverá tocar o gramado no lugar em que se encontrava antes da partida ser paralisada;

  • Regra 9 : se um membro da comissão técnica, um jogador temporariamente fora do campo de jogo, um reserva, um atleta substituído ou expulso tocar uma uma bola de claramente está a ponto de sair do campo, o árbitro concederá um tiro livre indireto, sem sanção disciplinar, se não houver intenção de interferir de forma antirregulamentar.