Em meio a muitos jogadores estrelados que o torcedor rubro-negro se acostumou a ver, um nome até então desconhecido tem brilhado pelo Flamengo neste início de temporada: Wallace Yan. Com quatro gols no Carioca, o jovem atacante, que completará 20 anos amanhã, segue em busca do seu lugar ao sol no elenco de Filipe Luís. E ele tem demonstrado que pode ser útil ao longo do ano, principalmente no período em que Pedro estiver se recuperando da lesão — a previsão de retorno é em abril.
Torcedor do Flamengo desde criança, Wallace Yan é nascido e criado no Rio de Janeiro. No entanto, sem uma oportunidade nas categorias de base dos principais clubes cariocas, iniciou sua caminhada em São Paulo. O primeiro clube da carreira do jovem foi a Ferroviária, em 2021, quando tinha 16 anos. Por lá, ficou por cerca de um ano até chamar a atenção do Flamengo, em 2022 — outros clubes tentaram contratá-lo, mas o coração falou mais alto.
Foram quase oito meses até a diretoria do Flamengo decidir contratar Wallace Yan em definitivo. O período de “experiência” no rubro-negro ainda nem havia terminado, mas o desempenho já tinha chamado a atenção. E a resposta foi rápida. Em 2023, o atacante se destacou na Copinha. No ano seguinte, brilhou na conquista da Libertadores Sub-20, sendo o artilheiro, com quatro gols em cinco partidas — além de duas assistências —, e na final do Mundial contra o Olympiacos-GRE, tendo participação decisiva nos dois gols que deram o título inédito ao rubro-negro.
Passado todo sucesso na base, chegou a hora de Wallace Yan brilhar entre os profissionais. Em cinco partidas no ano, são quatro gols e uma assistência. Com 1,82m, a joia rubro-negra demonstra versatilidade para atuar como centroavante, sua posição de origem, ou pelos lados. Ele tem ótimo poder de finalização e bom cabeceio. Os números fizeram o atacante se tornar uma espécie de “talismã” para os torcedores e xodó do técnico Filipe Luís.