Conheça o assistente português contratado para ser o braço direito (e os olhos) de Boto no Flamengo

Ainda sem contratações para o elenco em 2025, o Flamengo continua se reforçando fora de campo. Além do diretor técnico José Boto, o Rubro-Negro tem outro português no comando do futebol: trata-se de Alfredo Almeida, de 41 anos, que estava trabalhando com o seu compatriota no Osijek, da Croácia.

Almeida, que teve o nome divulgado primeiro pelo canal Flazoeiro e confirmado pelo ge , chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira para assinar contrato com o Flamengo e já começou a trabalhar no Ninho do Urubu. Ele será o assistente direto de Boto e o braço direito do mandachuva no dia a dia. A ideia é que ele seja os olhos do diretor dentro do CT, tanto no profissional como especialmente na base.

Alfredo Almeida estava no Osijek, da Croácia — Foto: Divulgação / Osijek

Além de Almeida, Boto também irá contratar mais um estrangeiro para reforçar sua equipe de trabalho no Flamengo: um chefe de scouting. O profissional já foi escolhido, mas ainda tem o nome mantido em sigilo e não há data prevista para começar a trabalhar no Ninho.

Almeida é um ex-jogador que fez carreira só em Portugal e, depois de pendurar as chuteiras, virou treinador. Passou por Estrela, Cova Piedade, Fabril Barreiro, Sesimbra, Alfarim, Barreirense e a base do Vitória de Setúbal, todos em seu país. No fim de 2018, pediu demissão no Barreirense para aceitar um novo desafio: comandar a Benfica Ukrainian Football Academy.

Almeida orienta garoto na Benfica Ukrainian Football Academy — Foto: Divulgação / Benfica Academy

Ele virou o coordenador técnico da escolinha do Benfica em Kiev, na Ucrânia, e ajudou a implementar a filosofia de trabalho do clube português com crianças ucranianas entre 2019 e 2021. Após se destacar na função, Almeida foi indicado pelo Benfica para uma parceria com um clube brasileiro: o Coimbra-MG.

O time de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, existe desde 1986 e tem o nome como homenagem a Zico (Arthur Antunes Coimbra). Mas só em 2009 deixou de ser amador e em 2020 alcançou a elite do Campeonato Mineiro. Com a parceria com o Benfica, o clube passou a ter as categorias sub-15 e sub-17, e Almeida foi o escolhido para ser o coordenador técnico.

Almeida com o troféu de campeão da Segunda Divisão Mineira com o sub-15 do Coimbra — Foto: Divulgação

Apesar de já pegar o Coimbra-MG novamente rebaixado no profissional quando chegou, ele foi campeão, na base, da Segunda Divisão com o sub-15, em 2022. Foram dois anos de experiência no futebol brasileiro, que já servirão para facilitar sua adaptação neste seu retorno ao país. Almeida havia voltado para a Europa no primeiro semestre do ano passado para trabalhar como assistente de Boto no Osijek.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte