A eleição presidencial do Flamengo, realizada nesta segunda-feira (09/12), foi marcada por grande movimentação. Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, candidato da oposição, conquistou a vitória com 1.731 votos. Agora, o novo presidente já definiu o nome que pretende para o cargo de diretor de futebol, atualmente ocupado por Marcos Braz.
O escolhido por Bap é José Boto, português que atualmente ocupa a função de diretor esportivo no Osijek, da Croácia. Com 58 anos, Boto tem se destacado no mercado europeu e possui um contrato com o clube croata até junho de 2026. O Osijek ocupa a quinta posição no campeonato nacional e, na época de sua contratação, Boto se mostrou empolgado com o desafio de levar o time a um nível mais alto, embora o clube nunca tenha conquistado o título de campeão croata.
José Boto é considerado um dos dirigentes portugueses mais influentes nos últimos anos.
Ele iniciou sua carreira no Benfica, onde trabalhou por mais de dez anos, e depois passou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia (2018-2022), e pelo PAOK, da Grécia (2022-2023). Durante sua passagem pelo Benfica, trabalhou ao lado de Jorge Jesus por seis anos.
Bap tem como objetivo profissionalizar a estrutura do futebol do Flamengo, e vê em Boto a pessoa ideal para essa missão. A informação sobre o interesse do presidente eleito por Boto foi inicialmente divulgada pelo jornalista Jorge Nicola, em 25 de novembro.
– José Boto tem bons trabalhos no exterior. Ele surge como olheiro, depois vira chefe de scout do Benfica, trabalhando muito tempo com Jorge Jesus. Ele virou recentemente diretor esportivo e é para esse cargo que Bap pretende contratá-lo. Luiz Eduardo Baptista não vai confirmar de forma oficial, mas é enorme a chance de José Boto ser contratado – disse Nicola.