Conheça Fredy Guarín, o volante colombiano oferecido ao Flamengo

A internacionalização da marca Flamengo tem causado reflexos no mercado de transferência. Desde a contratação do espanhol Pablo Marí até a negociação com o italiano Mario Balotelli, o rubro-negro se tornou atrativo para atletas estrangeiros. E a bola da vez é Fredy Guarín, volante colombiano de 33 anos, que foi oferecido ao clube. Caso seja contratado, viria para repôr a saída de Gustavo Cuéllar, vendido ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Guarín foi oferecido através do agente Marcelo Ferey ao Flamengo, que analisa o nome do volante junto a vários outros que estão na mesa. O fato do colombiano estar sem contrato desde que deixou o Shanghai Shenhua, da China, pesa à favor, mas o vice-presidente de futebol Marcos Braz mantém a cautela quanto a sua chegada.

O rubro-negro está ciente de que, caso acerte com o volante, terá que correr para inscrevê-lo nas competições. A entrada de jogadores para o Brasileiro se encerra no dia 27 de setembro. Já na Libertadores, o regulamento da Conmebol permite realizar até duas mudanças na lista de 30 inscritos na fase anterior. As alterações precisam ser feitas até 72 horas antes das semifinais.

Guarín foi revelado em 2004 pelo Envigado, clube da Colômbia conhecido por revelar ao futebol James Rodríguez, atualmente no Real Madrid. Destaque da equipe, foi vendido ao Boca Juniors, da Argentina, onde explodiu entre 2006 e 2007 e migrou para a Europa. O destino foi o Saint-Etiénne, da França, mas não demorou para ser negociado com o Porto, de Portugal.

Primeiro volante de origem, não é conhecido pela sua qualidade técnica, mas, sim, pela forte marcação e inteligência tática. Em Portugal, aperfeiçou as subidas ao ataque e tomou gostou por marcar gols. As boas atuações o levaram à Itália, onde assinou com a Inter de Milão em 2012 e viveu o seu período de maior estabilidade.

Mesmo com o clube italiano passando longe dos períodos mais vitoriosos, Guarín foi titular em boa parte da trajetória e um dos pilares da equipe. Foram quatro anos sendo incontestável, chegando a ser convocado pela seleção colombiana para disputar a Copa do Mundo de 2014, mas teve atritos com a nova diretoria após o clube ser vendido para investidores chineses.

Em 2016, Guarín negociava com a Juventus, também da Itália, mas a negociação melou pois o novo presidente não aceitou vendê-lo para um rival. Insatisfeito, acertou com o Shanghai Shenhua, da China, por onde atuou nas últimas quatro temporadas até rescindir o seu contrato e ficar livre no mercado.

Fonte: Extra