"Confirmo": veja vídeo em que apostador diz que sabia de cartão de Bruno Henrique

Indiciado por ter sido identificado como uma das pessoas que apostaram no cartão amarelo que Bruno Henrique, do Flamengo , tomou em jogo contra o Santos, em 2023, Douglas Ribeiro Pina Barcelos confessou que sabia com antecedência que o atleta seria advertido naquele jogo.

A confissão foi feita em audiência virtual, no dia 4 de junho, com membros do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Distrito Federal. Barcelos foi o único dos 10 acusados a fazer um acordo com o Ministério Público para não ser processado.

Em troca, além da confissão, ele terá que cumprir 360 horas de serviço comunitário, além do pagamento de uma multa de R$ 2.322,13. Como o apostador indicou intenção de se mudar para o exterior, os promotores ainda abriram a possibilidade de que ele pague uma multa de R$ 5.500, desde que comprove residência no exterior com documentos.

A audiência durou pouco menos de 10 minutos. Nela, o promotor Rodrigo Araújo primeiro explica as condições para o acordo e as propostas do Ministério Público. Barcelos está acompanhado de seu advogado, Luiz Henrique Alves de Oliveira.

Com a concordância de Barcelos e de seu defensor, Araújo faz a leitura de um resumo das acusações.

– Presente acordo de não persecução penal tem por objeto fatos relacionados à obtenção e tentativa de obtenção de vantagem indevida em prejuízo de empresas de aposta on-line – lê o promotor.

Douglas Barcelos, de camiseta preta, na audiência em que formalizou acordo como o Ministério Público — Foto: Reprodução

– Empresas que foram induzidas e mantidas em erro mediante meio fraudulento consistentes no cadastramento de palpites sobre eventos secundários da partida entre a equipe do Clubes de Regatas do Flamengo e o Santos Futebol Clube no dia 1 de novembro de 2023 no estádio Mané Garricha, no Distrito Federal, cuja ocorrência seria provocada de forma criminosa e lhe foi previamente informada – conclui Araújo.

Ele, então, questiona Barcelos:

– Douglas, feitas todas as considerações, eu pergunto: o senhor confirma que praticou esses fatos?

– Confirmo – responde o apostador.

Barcelos é uma das nove pessoas que a Polícia Federal identificou por ter apostado num cartão amarelo que Bruno Henrique levaria naquela partida após supostamente informar ao próprio irmão que forçaria a advertência.

A investigação indicou que Bruno Henrique avisou Wander Nunes Pinto Júnior, seu irmão, na véspera do jogo – o atacante estava pendurado e forçaria o cartão para cumprir suspensão contra o Fortaleza e ficar livre para enfrentar o Palmeiras, com quem o Flamengo disputava o título.

Wander, além de fazer suas próprias apostas, ainda teria repassado a informação a amigos.

Bruno Henrique e o irmão, além de estelionato, também foram denunciados por fraude em evento esportivo.

Ludymilla Araújo Lima, esposa de Wander, Poliana Ester Nunes Cardoso, prima do atacante, e Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Rafaela Cristina Elias Bassan, Henrique Mosquete do Nascimento, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Max Evangelista Amorim, identificados como amigos do irmão de Bruno Henrique, foram denunciados por estelionato. O Gaeco ofereceu acordos de não persecução penal a eles, que não aceitaram.

Bruno Henrique na chegada do Flamengo ao hotel em Atlantic City — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A defesa de Bruno Henrique se manifestou por nota, na última quarta-feira, após a denúncia do Ministério Público:

A denúncia oferecida pelo MPDFT, além de inteiramente insubsistente, é manifestamente aproveitadora, dado o contexto em que oferecida, coincidentemente na mesma data em que divulgada a lista de jogadores inscritos para o Super Mundial de Clubes da FIFA, na qual consta o Sr. Bruno Henrique.

Embora a medida do órgão ministerial seja oportunista, a sua defesa esclarece que as indevidas acusações formuladas serão técnica e imediatamente refutadas no processo.

Bruno Henrique está nos EUA com a delegação do Flamengo, que a partir da próxima semana disputa a Copa do Mundo de Clubes.

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade