Condução política e do futebol do Flamengo afastam Landim de Bap e do Conselho Diretor

A forma como o presidente Rodolfo Landim tem conduzido o Flamengo, tanto na parte política como no futebol, tem gerado afastamento de um de seus principais aliados, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e outros membros do Conselho Diretor. Hoje presidente do Conselho de Administração, mas com atuação no Conselhinho do futebol, Bap não tem ido a jogos da equipe, papel que passou a ser exercido com frequência por Landim.

Nas últimas semanas, o mandatário tomou as rédeas da pasta e passou a acompanhar de perto os movimentos de Marcos Braz e do diretor Bruno Spindel, e se aproximou do técnico Paulo Sousa e do grupo de jogadores, e defender o trabalho da pasta e do departamento médico. Por outro lado, acabou sofrendo mais com críticas da torcida, e foi vaiado no jogo contra o Altos, pela Copa do Brasil, em Volta Redonda, onde uma faixa semelhante a que foi exibida na Gávea na véspera, com o adjetivo "enganador", esteve estendida. No Raulino de Oliveira, Landim se expôs na arquibancada e, xingado, foi aconselhado a subir para as cabines.

No Rio, o presidente também viu o até então aliado Bap votar contra a emenda que limitou a 1000 os sócios off-Rio na última segunda-feira, no Conselho Deliberativo. Mas ele não foi o único. O vice de consulados e embaixadas Maurício Gomes de Mattos também foi contrário, assim como o de Fla-Gávea, Gustavo Fernandes. Nomes como Gustavo Oliveira, vice de comunicação, e Rodrigo Tostes, vice de finanças, sequer compareceram.

O presidente teve respaldo dos grupos de apoio que se mobilizaram para a votação. Entre os vice-presidentes, Marcos Braz, do futebol, acompanhou o voto a favor da limitação dos off-Rio para estar ao lado de Landim. Na mesma votação no Conselho Deliberativo, foi reprovada a emenda que visava proibir a participação de sócios integrantes de algum dos poderes do clube durante o processo eleitoral. Dessa forma, o dirigente, que é vereador, foi beneficiado e ainda pode concorrer a cargos públicos nacionais.

Após a reunião do Conselho Deliberativo, Braz e Landim estiveram em jantar promovido pelo ex-presidente Delair Dumbrosck, na Barra da Tijuca, organizado há cada 15 dias. Lá, outros membros da política do clube alinhados com a atual gestão confraternizaram, mas fotos do encontro levaram a mais críticas internas e externas, como se o jantar fosse comemorativo do resultado da votação.

Fonte: Extra