Sem perder há dez jogos sob comando de Jorge Sampaoli, o Flamengo vai para a pausa forçada do calendário em franca recuperação, mas ainda sem atingir o máximo do potencial que um dos melhores elencos do Brasil possui. E o técnico tem uma ideia de como aproveitar a data Fifa para chegar a esse nível.
O planejamento de Sampaoli começa com dois dias de folga ao elenco rubro-negro, que só se reapresenta na quarta-feira (14) à tarde para, então, iniciar uma rotina de treinamentos em dois períodos no Ninho do Urubu. A princípio, as atividades dobradas serão quinta (15) e sexta (16), segundo anunciou o próprio treinador. O próximo compromisso na agenda é dia 22, contra o Red Bull Bragantino , pelo Campeonato Brasileiro .
A intenção de Sampaoli é simples: oferecer uma preparação mais adequada e completa aos atletas do Flamengo, a fim de deixá-los no mesmo estágio físico. É quase um complemento para a pré-temporada que o elenco fez, mas não sob comando do argentino, já que o técnico da época era Vítor Pereira.
A partir do crescimento físico, Sampaoli tem a chance de implementar suas ideias técnicas e táticas, que exigem um time bastante preparado para entregar tudo que o técnico exige.
"Cada tempo de preparação para mim é importante, porque a gente tem que incorporar uma ideia. É nesse caminho que estamos, com o time que já vem trabalhando. Ter um pouco de vantagem sobre outros", falou Sampaoli, na entrevista coletiva após vitória sobre o Grêmio, no Maracanã .
"O time está reencontrando a mentalidade ganhadora e personalidade para enfrentar cada momento do jogo, sejam favoráveis ou difíceis. Com a qualidade dos jogadores, isso é possível", continuou o argentino.
"Temos que ser um time que aprenda com seus erros. O crescimento tem a ver com jogadores de alto nível encontrando seu ponto máximo. Esse tempo vai ser bom para criar essa condição. Obviamente há muitas coisas para corrigir, mas times que já foram campeões sabem melhor como fazer. É automatizar o jogo coletivo, o jogo posicional, a verticalidade".
O Flamengo está classificado às quartas de final da Copa do Brasil , subiu para o G-4 do Brasileirão e também está com vaga bastante encaminhada no mata-mata da CONMEBOL Libertadores .
Próximos jogos do Flamengo
-
Red Bull Bragantino (F) - 22/6, 21h30 - Brasileirão
-
Santos (F) - 25/6, 18h30 - Brasileirão
-
Aucas (C) - 28/6, 21h30 - CONMEBOL Libertadores