Quatro clubes da Série B do Campeonato Brasileiro estão próximos de deixar a Libra e formar um novo bloco único dentro da LFU , que compõe os times da Liga Forte Futebol e do Grupo União . A informação foi noticiada pela “ Folha de S.Paulo ” e confirmada pela ESPN .

As equipes em questão são Ituano , Mirassol , Novorizontino e Ponte Preta . Eles ainda não oficializaram a saída da Libra, mas tudo caminha para o rompimento, algo que pode, inclusive, impactar no acordo que os clubes da Série A da liga já fecharam com a Globo por venda de direitos.

Na prática, o quarteto hoje na segunda divisão não fez parte diretamente do acerto da Libra com a emissora carioca, já que se refere apenas à Série A do Brasileiro, de 2025 a 2029.

Contudo, há um ponto importante: na prática, a Libra tem oito clubes na Série A hoje, Atlético-MG , Bahia , Flamengo , Grêmio , Palmeiras , Red Bull Bragantino , São Paulo e Vitória . O Corinthians está na Libra, mas não fez parte do acordo; e o Santos , ao contrário, assinou, mas está na Série B.

Duas cláusulas no contrato podem fazer com que a Globo pague menos do que o R$ 1,3 bilhão previstos por ano aos times da Libra. É que, se o Corinthians não assinar a venda de seus direitos com o bloco, há a previsão de um desconto automático de 10%. Caso o bloco não tenha nove clubes na Série A, como é o caso hoje, pode haver ainda um novo decréscimo, de 11%.

No cenário atual, a Libra precisa torcer para que nenhum dos “seus” clubes hoje na Série A seja rebaixado e que o Santos consiga retornar à primeira divisão para 2025. Ou que o Corinthians assine o contrato e também não haja queda para Série B de nenhuma equipe.

A saída de Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta acaba sendo, indiretamente, importante nesse contexto, porque a Libra passa a ter menos possibilidade de clubes que podem subir na Série B em 2024 e integrar a elite em 2025. Hoje, só estão no bloco na segunda divisão Paysandu , Guarani e Brusque .

Há, por outro lado, uma boa notícia para esse trio. Isso porque a venda de direitos fechada com a Globo prevê, como forma de incentivo para as equipes da Série B, um repasse de 3% do valor bilionário do contrato. Antes, essa fatia seria dividida por sete clubes, agora apenas três.

Por que Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta devem deixar a Libra?

Há um bastidor importante que antecedeu a saída dos quatro clubes da Libra, que acaba retratando mais um insucesso na tentativa de aproximação entre os diferentes blocos que discutem vendas de direitos de transmissão e a criação de uma liga única no futebol brasileiro.

É que, segundo apurou a ESPN , nas últimas semanas, houve uma aproximação entre a Livemode , agência parceira da LFU, e a Libra com os times da Série B da Libra, o que poderia representar um passo para uma possível união entre as partes – começando pela segunda divisão. Acontece que, dias depois, os quatro clubes do interior de São Paulo optaram pela ruptura e criação de um novo bloco.

A reportagem também apurou que há insatisfação entre Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte com o tratamento que têm recebido na Libra. Eles reclamam de pouco acesso aos contratos, explicações de valores e até mesmo às mesas de negociações, em uma irritação que foi crescendo.

A migração dos clubes para a LFU fará com que esse quarteto receba um empréstimo, que deverá ser quitado até 2027. Os valores não foram revelados. A princípio, não há venda de direitos de transmissão atrelados a essa mudança de lado nos bastidores das discussões por uma liga.