Filipe Luís é um dos líderes do Flamengo e quase sempre fala após resultados ruins, como na eliminação para o Olimpia na CONMEBOL Libertadores , na última quinta-feira (10). Em alguns ocasiões, o lateral ativou o modo 'sincerão' e não economizou ao analisar o rendimento do time.
Após a partida, o experiente jogador citou a parte mental, que para ele foi perdida com os quatro títulos que ficaram pelo caminho durante a atual temporada, para tentar explicar a queda precoce e surpreendente no torneio continental.
"Difícil achar um motivo. Começou o ano com quatro títulos perdidos. O time, a partir desse momento, nunca teve a confiança e consistência que teve no ano passado. Nunca chegou a ser um time sólido e regular. Hoje foi uma derrota totalmente justa. O time não fez por merecer vencer. Não teve o controle do jogo e sabedoria de lidar com a partida. São críticas justas que têm que ser respeitadas. É crescer com elas. Vamos nos recompor e ir em busca dessa confiança que a gente perdeu desse time tão poderoso como é o Flamengo", disparou.
O discurso foi parecido também quando o time vinha mal com outros treinadores, como Paulo Sousa e Vítor Pereira.
Em relação ao primeiro, em 2022, Filipe afirmou que o trabalho ainda não havia química . A declaração veio após a derrota do Flamengo por 2 a 0 para o Fluminense na partida de ida da final do Campeonato Carioca .
“Nosso time ele consegue chegar, criar chances, mas como falei, talvez não esteja sendo avassalador como a torcida espera, aquela chuva de ocasiões, de chances. Talvez ainda falte um pouco de química nesse sistema, que a gente está encaixando. Mas só o tempo, mais jogos e mais finais para poder reverter, e vir aqui dar entrevista com a cara feliz”, disse.
Pouco menos de três meses depois, Paulo Sousa, sem conseguir fazer o Flamengo evoluir, acabou demitido .
Sobre Vitor Pereira, a declaração sincera foi após uma goleada. Segundo Filipe, o sistema de VP era algo difícil.
"O que a gente controla é nossa forma de jogar. É um sistema muito difícil, requer paciência e tempo, mas o esforço de todo mundo em campo", afirmou o lateral-esquerdo, mesmo após uma vitória do Flamengo pro 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu pela Taça Guanabara.
E a declaração refletiu a passagem do português pelo clube que, apesar do mesmo idioma, não falou a língua dos rubro-negros e foi demitido pouco tempo depois ao perder Supercopa do Brasil , Mundial , CONMEBOL Recopa e Campeonato Carioca.
A queda na Libertadores foi mais uma derrota para o Flamengo em 2023. Agora, restam apenas a Copa do Brasil , em que o clube está na semifinal, e o Campeonato Brasileiro .
Próximos jogos do Flamengo:
-
São Paulo (C) - domingo (13/8), às 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Grêmio (C) - quarta-feira (16/8), às 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Coritiba (F) - domingo (20/8), às 16h (de Brasília) - Brasileirão