Como funcionaria a Superliga Europeia

Há dias atrás, após declarações do Florentino Pérez a ideia de uma liga independente voltou a causar polêmicas e dividiu opiniões dos fãs deste esporte.

Por um lado muitos gostaram, pois seria mais um campeonato de alta qualidade para acompanhar, mais dinheiro para os clubes e até mesmo a possibilidades dos apostadores fazer apostas no GG.Bet já por outro lado, acreditam que isso seria a elitização do futebol e só favorecia os clubes mais ricos.

Independente de qual seja sua opinião, relembre o que causou toda essa polêmica e qual seria o formato deste torneio.

Entenda toda a polêmica sobre a criação de uma nova liga

Em 2021, 12 gigantes equipes europeias (Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Milan, Inter de Milão e Juventus), anunciaram o objetivo de criar uma Superliga, que seria uma liga independente, com objetivo de trazer mais receitas para o clube.

Após o anúncio, surgiram muitos protestos sobre a ideia da criação dessa liga, inclusive a FIFA e a UEFA ameaçaram aplicar punições pesadas, pois impactaria na receita de outros clubes e também seria uma concorrência direta com a UEFA Champions League. o que fez os clubes recuar nessa decisão.

Apesar das adversidades, 9 clubes fundadores saíram da Superliga e oposição das entidades, a ideia segue viva.

Novo formato da Superliga

Em busca de um retorno mais positivo, a ideia da Superliga passou por algumas alterações no formato, o que foi anunciado em 2021 para ser um torneio privado para os grandes clubes sem meritocracia, rebaixamento, passou a uma oportunidade mais ampla para outros clubes participarem.

O novo modelo teria 64 equipes participantes, dividido em 3 divisões (Star, Gold e Blue) confira como ficaria o formato:

Star: 16 clubes participantes, equivalente a 1º divisão;

Gold: 16 clubes participantes, equivalente a 2º divisão;

Blue: 32 clubes participantes, equivalente a 3º divisão.

Nesse novo formato, haveria promoção e rebaixamento, além da possibilidades de novas equipes entrarem, de acordo com a sua posição na liga, uma proposta menos elitista do que a primeira.

Os jogos da Superliga seriam em dias da semana, para não atrapalhar o campeonato nacional que iria se manter aos fins de semanas.

Outro proposta foi a competição ser totalmente transmitida de forma gratuita, sem entrar em detalhes como funcionaria, Florentino Pérez afirmou “Estamos propondo uma inovadora plataforma de streaming que permitirá aos fãs assistir a todos os jogos gratuitamente”.

A nova proposta não foi bem recebida

Mesmo após a nova protesta ser mais meritocrática, ainda assim a nova proposta não foi recebida, os clubes que eram fundadores e saíram, como Manchester United e Atlético de Madrid se declaram contra e comprometidos a participar das competições da UEFA.

As federações espanhola e francesa também emitiram comunicados contra a ideia da Superliga e o atual presidente da UEFA chegou a ironizar, dizendo que só a equipe do Real Madrid e Barcelona iriam participar da Superliga.

A Superliga deve acontecer?

Ainda é muito cedo para chegar em qualquer conclusão sobre a Superliga, mas nos próximos anos não devemos ter a Superliga Europeia, pois as entidades FIFA e UEFA são muito fortes no cenário mundial e podem punir severamente as equipes.

Porém Andrea Agnelli, presidente da Juventus e principal Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, querem a criação de uma nova liga e são personalidades fortes no mundo do futebol.

O que sabemos é que devemos ter novas propostas para a criação da Superliga Europeia, buscando maior aprovação da opinião pública e apoio das principais entidades.


Powered by Froala Editor

Fonte: NETFLA