Com um elenco recheado de estrelas, o Flamengo sofre a cada convocação de seleções. Desta vez não foi diferente, com quatro nomes lembrados nas listas da equipe principal do Brasil e da seleção olímpica. O drama certamente vai aumentar, mas a direção rubro-negra se movimenta nos bastidores para amenizar isso em relação a Tóquio.

A direção rubro-negra sabe que não terá o que fazer se Tite chamar jogadores comandados por Rogério Ceni para a disputa da Copa América . Além de ser uma competição importante, criaria um mal-estar com atletas que desejam atuar pela seleção. A esperança então fica com a seleção olímpica.

Desta vez, Gerson e Pedro foram convocados. Nenhum deles vai declarar descontentamento com a lembrança, mas tanto os atletas, quanto membros do estafe e até da diretoria rubro-negra encaram como 'injusta' uma convocação para o time sub-23, pois a análise é de que deveriam ir para o time principal pelo que apresentam.

No entanto, para não criar um entrave com a CBF, o Flamengo tentará uma conversa amigável explicando a ausência de quase 50% do time titular (contando Arrascaeta e Isla). Sem contar a própria desvalorização da competição da entidade com o Flamengo entrando em campo com muitos desfalques, já que uma convocação tiraria os jogadores das partidas importantes do Brasileirão e da Copa do Brasil , caso o clube carioca avance. Internamente, o clima não é tão otimista para conseguir uma resposta positiva. Mas o lema no Ninho do Urubu é de 'não custa nada tentar'.

A Copa América começará no dia 11 de junho. Uma nova lista será feita para a competição, mas a tendência é de que a base seja mantida, com Everton Ribeiro e Gabigol entre os chamados. Com isso, se o Brasil chegar à final, marcada para 10 de julho, esses atletas que seguirem com a seleção vão desfalcar o Flamengo por um longo período.

Os Jogos Olímpicos estão marcados para o fim de julho. No entanto, a CBF fará uma preparação um mês antes com o elenco convocado. Logo, desfalques também serão por um longo tempo.