Como Flamengo de Dome se preparou para pegar o Santos com uma folga em 30 dias e semana cheia

O torcedor do Flamengo mais desatento que assistir ao jogo de hoje, 16h, contra o Santos, na Vila Belmiro, pode exigir um time todo ajeitado, em função da semana livre para treinamentos que o técnico Domènec Torrent teve após cinco jogos e uma vitória.

30 MINUTOS DE FLAMENGO: O que acontece com o time do Dome? Com Mauro Cezar Pereira

De fato, o treinador rubro-negro tem usado todo o tempo que tem para dar sua cara à equipe. Mas desde que chegou, no dia 3 de agosto, houve apenas uma folga para os jogadores, na última terça-feira. E raros treinos com todo o grupo para aprimorar conceitos .

O pequeno intervalo antecedeu quatro dias de atividades intensas, as duas primeiras em período integral, na quarta e quinta-feira. Houve muita prática e muito vídeo para expôr as ideias de jogo.

A tendência é Dome retomar a base do ano passado, com a volta de Gerson e Arrascaeta. Com a estreia de Isla na lateral direita. E imprimir nessa equipe ideias mais consolidadas que no jogo com o Botafogo. Só que o jogo apresentou um Thiago Maia candidato a titular em algum momento.

Independentemente das tomadas de decisão sobre jogadores ou a parte tática, Dome tem tido os treinamentos elogiados pela diretoria do Flamengo. Entre as intervenções, conseguiu ampliar a prática do jogo posicional, e investir na saída de bola com os goleiros jogando com os pés.

Nas primeiras semanas, tudo isso foi corrido. Além de conhecer a estrutura e a dinâmica do futebol do Flamengo, o treinador espanhol só havia tido uma sessão de treino com todo o elenco. Já que entre os jogos o foco era na recuperação dos atletas fisicamente.

Desta vez, isso foi possível. Inclusive, há expectativa para o retorno de Gabigol e Rodrigo Caio, que tiveram lesões musculares leves e treinaram com o grupo.

A força máxima será importante para melhorar o retrospecto de três pontos fora de casa e dois no Maracanã. E para que o respaldo prometido pela diretoria também se veja em campo. A desmobilização dos principais jogadores e a dificuldade em assimilar as novas ideias de Dome fez o técnico acelerar a desconstrução dos conceitos de Jorge Jesus e aplicar os seus. Resta saber se uma semana apenas será suficiente para vê-los colocados em prática a ponto de abafar as críticas.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade