Mesmo antes de comunicar oficialmente a demissão de Vítor Pereira, confirmada nesta terça-feira (11), o Flamengo se movimentava nos bastidores para conseguir um novo treinador. A única certeza era saída do português depois da goleada para o Fluminense , com a perda do título do Campeonato Carioca , mas já existem alguns cenários desenhados para a busca que agora deverá se intensificar.
Há um nome de peso que está descartado: Tite. Livre desde que deixou a seleção brasileira após a Copa do Mundo do Qatar, o gaúcho nunca foi visto como uma opção para direção rubro-negra. Seu nome só chegou a ganhar força em movimento de fora para dentro, não o contrário.
Vale lembrar que o próprio treinador chegou a afirmar que não pretende assumir nenhum clube brasileiro em 2023, priorizando uma possível proposta do futebol europeu, como adiantou a ESPN.
Jorge Jesus, multicampeão com o clube na passagem em 2019, é sempre um nome forte, e assim o é mais uma vez. É ele a vontade de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e também de parte da direção, que enxerga o Mister como a única opção de "paz" interna no atual momento.
A grande questão é que sua saída conturbada no início de 2020 ainda deixa marcas, principalmente com o presidente Rodolfo Landim, que não aceitou bem a ida ao Benfica na ocasião. A conversa frustrada por seu retorno, no fim de 2021, quando Paulo Sousa acabou contratado, piorou a situação.
Landim, que esteva fora do Rio na segunda-feira, enquanto a demissão de Vítor Pereira era tratada por Braz e também Bruno Spindel, diretor executivo de futebol, também tem sua preferência. Trata-se de Jorge Sampaoli, de trabalhos no Brasil a frente de Atlético-MG e Santos .
Além do apoio do presidente, o argentino tem a seu favor o fato de estar livre no mercado, já que deixou o Sevilla, da Espanha, no último mês de março.
É diferente de Jesus, que segue empregado no Fenerbahce, da Turquia. O vínculo do português termina em maio, mas ele tem proposta do clube turco para renovar, como confirmou o próprio treinador ao ser perguntado sobre o futuro na segunda-feira.
A equipe de Jesus está na vice-liderança do Campeonato Turco, com seis pontos de desvantagem para o primeiro colocado, o Galatasaray. O Fenerbahce também ainda segue vivo na Copa da Turquia, com semifinal pela frente contra o Sivasspor.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Maringá (F) - 13/04, às 20h (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Coritiba (C) - 16/04, às 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
-
Ñublense (C) - 19/04, às 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores