Abrir mais reações

Nos últimos anos, clubes de futebol têm adotado os uniformes como um meio para comunicar mensagens importantes ao seu público. Com a chegada de novembro, mês da Consciência Negra, campanha conjunta entre Atlético-MG , Cruzeiro e Internacional é o exemplo mais recente.

Em outubro, no entanto, o principal esporte do país ganhou predominância rosa em diversas partidas, com a realização de ações em alusão ao mês voltado para conscientização da população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama – o chamado “Outubro Rosa”.

A iniciativa apareceu na elite do futebol brasileiro em times como Palmeiras , Flamengo e Athletico-PR , mas também se estendeu a outros campeonatos nacionais, com a empresa Volt Sport – parceira de clubes como América-MG , Botafogo-SP , Fortaleza e Vitória – lançando edição especial para o Outubro Rosa.

"Somos comprometidos com o lado social. Nossos projetos visam apresentar uma variedade de produtos exclusivos, que oferecem apoio não somente à conscientização do Outubro Rosa e suas iniciativas, mas também de outras causas sociais”, disse Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.

O Internacional havia seguido a mesma linha em 2022, quando lançou uma camisa voltada para a prevenção do câncer de mama. O uniforme, de cor predominantemente rosa, tinha como finalidade promover a campanha de conscientização sobre a prevenção da doença.

"Acreditamos que o futebol transcende as ações no campo de jogo. Ser o Clube do Povo e ter uma cultura inclusiva em nossa essência nos inspira a estarmos envolvidos com questões que vão além do futebol. Foi uma satisfação imensa participar desse projeto, que tinha como objetivo conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama", disse Nelson Pires, vice-presidente de Marketing do Internacional.

De volta a 2023, Vasco e Goiás também lançaram camisas com enfoque em questões sociais. O Cruzmaltino, visando apoiar a causa antirracista, lançou com sucesso as "Camisas Negras" em setembro, que foi muito bem recebida pelo público.

Em maio deste ano, o Goiás apresentou um uniforme com o propósito de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa edição especial envolveu crianças da comunidade, que contribuíram com suas mãos para a criação da peça nas cores simbólicas desse tema. Depois de receber a assinatura dos jogadores no uniforme, a direção do clube doou as peças para 20 organizações beneficentes dedicadas à causa.

"Estamos lidando com um assunto de extrema importância e é nossa missão incentivar a empatia e o respeito pela comunidade autista. Esperamos que essas iniciativas tenham um impacto prático positivo na vida das pessoas e que mais organizações esportivas se inspirem em nosso exemplo, ampliando a conscientização e o apoio a essa causa nobre", disse Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás.

Do ponto de vista comercial, essas iniciativas representam estratégias eficazes para fortalecer a imagem da marca, que podem ser vistas como uma forma de diferenciação no mercado esportivo, como explica Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

“Como marca, estamos cientes de que desempenhamos um papel fundamental ao promover a prática esportiva, que abrange igualmente a integração social. Tais iniciativas podem criar um sentimento de empatia com a audiência e evidenciar o compromisso da empresa com questões sociais”, destaca.