“Decidi parar de jogar e parei por um ano. Sei que o futebol passa rápido, mas decidi cuidar da minha mãe. Mãe é uma só”.

As palavras acima, ditas por Carlinhos em entrevista ao jornal O Globo às vésperas da decisão do Campeonato Carioca , fazem parte da reviravolta na carreira vivida pelo novo reforço do Flamengo .

Apresentado oficialmente, o centroavante de 27 anos vive agora a expectativa de estrear pelo Rubro-Negro neste domingo (14), contra o Atlético-GO , na 1ª rodada do Brasileirão .

O camisa 22, reforço à disposição do técnico Tite, volta a defender um gigante da elite nacional após despontar como sensação nas categorias de base, sendo campeão e artilheiro da Copa São Paulo de 2017 pelo Corinthians , mas sofrendo para “vingar” entre os profissionais.

“Acho que faltaram alguns fatores para o Carlinhos quando ele atinge o profissional. Primeiro é o poder de resiliência”, contou Osmar Loss, treinador que conduziu a parte final do processo de formação do atleta na categoria de base do Corinthians e que agora comanda o Persepolis , do Irã, em entrevista exclusiva à ESPN .

“O Carlinhos, mesmo ainda na base, tinha uma resiliência baixa para adaptar às dificuldades, às novidades. Demorava mais tempo do que usualmente um atleta que se destaca tem para essa adaptação. Mas no profissional tem um agravante: tudo aquilo que um jogador faz no departamento de base é meio que esquecido. E ele precisa carregar o caminhão novamente com areia”.

“No departamento profissional não tem um serviço da comissão técnica tão social quanto se tem na base, um cuidado tão social. O jogador tem que se virar por conta própria. O Carlinhos sempre precisou de muito apoio interno. A gente tinha uma psicóloga na categoria sub-20 que ajudou bastante nesse processo. E no profissional como é, busca pelo resultado, falta tempo para esse tipo de conversas mais pessoais. Talvez tenha faltado isso para o Carlinhos. Mas acho que, também da parte dele, tenha faltado algum processo de mais dedicação, mais disciplina com o treinamento”.

Autor de 11 gols pelo Corinthians no título da Copinha de 2017, Carlinhos acabou promovido aos profissionais cercado pela expectativa de repetir no time principal o mesmo sucesso que teve na base. Mas não foi isso o que aconteceu.

Sem cair nas graças do técnico Fábio Carille, o atacante até chegou a ir a campo durante a campanha que levou o clube à conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano, mas acabou saindo no início do ano seguinte, acumulando cinco empréstimos no período do contrato com o Timão: Oeste , Novorizontino , Vila Nova , Marcílio Dias e Atibaia .

Carlinhos ainda passou por São Caetano, Santo André , Juventus-SP , Audax-RJ e Camboriú entre 2021 e 2023 antes de chegar ao Nova Iguaçu , no início de 2024, para se destacar com seus 8 gols na campanha histórica da equipe da Baixada no Campeonato Carioca.

“Esse é o Carlinhos que a gente projetava para o profissional do Corinthians. Na base ele tinha muito disso. Quem olha para o Carlinhos num primeiro momento, o jeito que ele fala, o jeito que ele anda, pensa que é um jogador mais ‘relaxado’, mole, no sentido figurado da palavra. Mas de fato ele tem alta velocidade e com alto controle de bola. Ele leva a bola muito próxima ao pé para um jogador dessa estatura. Ele tem um refino técnico para o domínio que deixa a bola em condições de fazer uma finalização mais simples, mais eficiente”, disse Loss à ESPN .

“Tudo isso a gente enxergava. O que a gente lutava com o Carlinhos era que ele tivesse mais resiliência, que se adaptasse mais à dificuldade do jogo, à dificuldade da função que ele tinha para render cada vez mais”.

“Fico muito feliz de ver que o Carlinhos está tendo uma oportunidade grandiosa para carreira. Não estou nem falando de uma mudança financeira, mas de mudança de patamar. E ainda é tempo de ele poder representar em alto nível em grandes equipes. Espero que ele tenha todo sucesso no Flamengo”.

O maior drama vivido pelo jogador, no entanto, aconteceu em 2021, quando decidiu deixar os gramados para ficar ao lado da mãe durante o tratamento de um tumor na cabeça. Agora, três anos depois e com uma nova oportunidade de atuar na elite nacional, a missão será de conformar no futebol profissional a expectativa dos tempos de categorias de base.

“Tem uma passagem com o Carlinhos nas categorias de base em ele era artilheiro no paulista sub-20, e que a gente criou alguns movimentos para ele para atacar mais o primeiro pau. E ele começou a fazer um gol atrás do outro. Mas em determinado momento ele parou de fazer esse movimento. Tanto eu quanto a psicóloga questionamos ele. ‘Escuta, por que você parou de fazer esse movimento que estava trazendo resultado?’. E ele disso: ‘Eu quero fazer gol de outros jeitos também’. E a gente falava para ele que gol é gol. Você colocar a bola na rede é o que vai contar pro seu histórico no final da temporada, não importante se é gol de bicicleta ou gol de bico”.

“Ele tinha essa peculiaridade, de querer fazer as coisas diferente. Mas é um jogador que tinha um talento muito especial”.

Vice-artilheiro do Campeonato Carioca, o novo reforço do Flamengo chega ao elenco para ser sombra do titular Pedro, maior goleador do Estadual.

Além disso, Carlinhos ainda precisará suprir uma lacuna no elenco aberta pela ausência de Gabigol, suspenso pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) por tentativa de fraude em exame antidoping .

Mas como o atacante pode conquistar seu espaço no ataque estrelado do Flamengo?

“O Tite é um profissional do mais alto quilate e que sabe extrair o melhor dos seus atletas”, ponderou Loss. “Pelo que eu sei, de ter trabalhado com ele no Internacional e no Corinthians, é um treinador que gosta do jogo de associação, proximidade, passes curtos, de velocidade. O Carlinhos, pela qualidade técnica que tem, ele pode contribuir com isso. Pode jogar com um segundo atacante próximo. Ele sabe se associar pelo talento que tem. Também pode ser um único centroavante, se o Tite optar por jogar com um único atacante de área”.

“Todo jogador, independentemente da posição, que tem qualidade técnica boa, consegue se adaptar à forma de jogo que o treinador quer. O Carlinhos pode jogar em contra-ataque por ter velocidade, pode jogar com o jogo direto por ter estatura para lutar pela primeira bola. Pode jogar com um jogo mais protagonista por ter qualidade para fazer esse jogo associativo”.

“Se ele tiver confiança, se tiver uma autoestima elevada, se o grupo de atletas do Flamengo der a ele espaço para ele se sentir confortável, acho que ele tem toda a chance de ter muito sucesso”.

Próximos jogos do Flamengo: