Com Zé Ricardo, Flamengo tem melhor início de Brasileiro desde 2008

As duas vitórias do Flamengo nos últimos dois jogos, sob o comando interino de Zé Ricardo, não levantaram o clube carioca somente na tabela do Brasileiro deste ano. Com 10 pontos em cinco rodadas, o time rubro-negro, quarto colocado, vê a retomada de um bom desempenho no início do campeonato que não era observado há oito anos.

Antes de Zé Ricardo assumir, o Flamengo tinha uma vitória, um empate e uma derrota, somando quatro pontos. Com os seis pontos conquistados sob o comando do interino, o aproveitamento do Flamengo no Brasileiro deste ano tornou-se o melhor desde 2008. Naquele ano, dirigido por Caio Júnior e saindo de um tricampeonato carioca, o Flamengo liderava o Brasileiro ao fim da quinta rodada, com 13 pontos: quatro vitórias e um empate no arranque inicial da Série A.

A liderança chegou justamente na quinta rodada, após uma goleada por 5 a 0 sobre o Figueirense no Maracanã. A vitória teve atuação inspirada da dupla ofensiva formada por Souza e Marcinho, que marcaram dois e três gols, respectivamente. Ao fim do campeonato, a vaga na Libertadores bateu na trave: o Flamengo terminou em quinto, com 64 pontos, um a menos que o Palmeiras, time que fechou o G-4.

Desde então, o desempenho do Flamengo vinha caindo sistematicamente nos primeiros cinco jogos do Campeonato Brasileiro -- exceto por um leve salto em 2012, sob o comando de Joel Santana, quando o time rubro-negro somou nove pontos na reta inicial.

Em 2009 e 2011, os medalhões Cuca e Vanderlei Luxemburgo, respectivamente, não haviam passado de sete pontos nas cinco rodadas iniciais. Em 2010, Rogério Lourenço conseguiu apenas seis pontos.

EM 2015, SÓ UM PONTO EM CINCO JOGOS

Depois disso o desempenho, marcado por trocas de treinador, despencou. Em 2013, Jorginho, hoje treinador do Vasco, não resistiu ao fraco desempenho nas rodadas iniciais e acabou demitido antes do quinto jogo. Jayme de Almeida assumiu interinamente com vitória sobre o Criciúma, levando o aproveitamento para cinco pontos em cinco jogos.

Em 2014, Jayme estava efetivado após o título da Copa do Brasil no ano anterior, mas conseguiu apenas quatro pontos em quatro partidas e foi demitido -- Ney Franco assumiu no quinto jogo, com derrota para o São Paulo. No último ano, Vanderlei Luxemburgo e Cristóvão Borges conseguiram apenas um ponto na reta inicial do Brasileiro.

Fonte: O Globo