Nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), o Flamengo encara o Racing, na Argentina, pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores e vai em busca da primeira vitória como visitante na competição. O Rubro-Negro enfrentará a pressão do "El Cilindro" e um histórico empatado entre os dois clubes.
Everton Ribeiro Racing x Flamengo — Foto: Staff images /CONMEBOL
As duas equipes se enfrentaram em 15 oportunidades, foram cinco vitórias para cada lado e cinco empates. O Flamengo levou a pior nos dois únicos confrontos de mata-mata contra o Racing.
O último confronto foi em novembro de 2020, quando Flamengo e Racing se enfrentaram pelas oitavas de final da Libertadores. Com dois empates por 1 a 1, os argentinos conquistaram a vaga no Maracanã, após vencer a disputa por pênalti por 5 a 3.
Relembre o duelo mais recente
No primeiro jogo, na Argentina, Héctor Fértoli abriu o placar, mas dois minutos depois a dobradinha Bruno Henrique-Gabigol funcionou e o camisa 9 (hoje, 10) empatou. Bruno Henrique chegou a acertar a trave ainda no primeiro tempo.
Bruno Henrique Gabigol Racing x Flamengo — Foto: Staff images /CONMEBOL
No jogo de volta, no Maracanã, o Racing voltou a sair na frente. Após cobrança de falta, Rodrigo Caio se atrapalhou na área e Leonardo Sigali marcou. Nos acréscimos da etapa final, em escanteio lançado na área, Willian Arão fez de cabeça.
Depois de herói ao levar o Flamengo para a disputa por pênaltis, Arão se tornou o vilão ao desperdiçar a quarta cobrança. Como o Racing iniciou a disputa e não errou nenhum chute, o Rubro-Negro foi eliminado antes mesmo da quinta batida. Antes, Filipe Luís, Gerson e Pedro fizeram.
O primeiro confronto eliminatório
Em 1992, Racing e Flamengo disputaram a semifinal da Supercopa da Libertadores. O torneio contou com dez edições entre 1988 e 1997 e reunia os campeões do principal torneio sul-americano em um mata-mata com duelos de ida e volta.
No jogo de ida, no Pacaembu, empate em 3 a 3. Na volta, com gol de Graciani, em Avellaneda, o Racing saiu vitorioso e classificado à final. Os argentinos, porém, foram vice-campeões para Cruzeiro, que terminou campeão após um contundente 4 a 0.
Tira-teima em meio à turbulência para os dois lados
A equipe de Jorge Sampaoli vem de duas derrotas seguidas no Brasileirão, apesar da grande goleada e classificação na Copa do Brasil. Além disso, a situação no Grupo A da Libertadores, após o Ñublense vencer e o Aucas no Chile, faz o Rubro-Negro ligar o alerta. Racing é o líder com seis pontos, mas os outros três clubes somam três na pontuação.
O Racing também vive momentos de muita instabilidade em Buenos Aires. O clube de Avellaneda ocupa a 14ª posição e não vence há cinco partidas na competição nacional - são quatro derrotas e um empate. Os jornais locais tratam o partida contra o Flamengo como fundamental para resgatar a confiança do time de Fernando Gago.
Arrascaeta Flamengo Racing — Foto: André Durão
Relembre todos os confrontos entre Flamengo e Racing na história:
- Flamengo 1 x 1 Racing - 24 de janeiro de 1953 -Torneio Quadrangular Internacional (Maracanã)
- Flamengo 2 x 1Racing - 27 de dezembro de 1955 - Torneio Quadrangular Internacional (Maracanã)
- Flamengo 1 x 4Racing - 4 de fevereiro de 1958 - Amistoso (La Bombonera)
- Flamengo 3 x 3Racing - 7 de fevereiro de 1958 - Amistoso (La Bombonera)
- Flamengo 2 x 0Racing - 12 de março de 1958 - Amistoso (Estádio Independência)
- Flamengo 2 x 0 Racing - 18 de janeiro de 1964 - Torneio Internacional de Santiago (Estádio Nacional)
- Flamengo 1 x 2 Racing - 7 de março de 1968 - Amistoso (Maracanã)
- Flamengo 0 x 2 Racing - 24 de agosto de 1968 - Troféu Fenosa (Estádio Riazor – La Coruña)
- Flamengo 3 x 2 Racing 1º de setembro de 1968 - Torneio Mohammed V (Estádio Memorial Marcel Cerdan – Casablanca)
- Flamengo 2 x 3 Racing - 12 de março de 1969 - Amistoso (Maracanã)
- Flamengo 3 x 3Racing - 4 de novembro de 1992 - Supercopa Libertadores (Pacaembu)
- Flamengo 0 x 1Racing - 11 de novembro de 1992 - Supercopa Libertadores (Presidente Perón)
- Flamengo 2 x 1 Racing - 15 de novembro de 2003 - Amistoso (Batistão – Aracaju)
- Flamengo 1 x 1 Racing - 24 de novembro de 2020 - Copa Libertadores (El Cilindro – Avellaneda)
- Flamengo 1 x 1 Racing - 1 de dezembro de 2020 - Copa Libertadores (Maracanã)
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv