O Flamengo tinha quatro metas esportivas para a temporada 2024, mas só conseguiu cumprir duas: na Copa do Brasil e no Carioca. A situação foi diferente na Libertadores e no Brasileirão. Nelas, o Rubro-Negro ficou perto, porém, não alcançou o desempenho planejado.
As metas foram colocadas em documento publicado na Transparência do próprio site do clube. O Rubro-Negro estabeleceu como premissa de orçamento classificações às semis da Libertadores e da Copa do Brasil, a final do Carioca e o vice-campeonato do Brasileiro.
A vitória contra o Criciúma garantiu o terceiro lugar, com 69 pontos - o Flamengo não pode mais ser ultrapassado por Internacional ou Fortaleza, ambos com 65. No entanto, a previsão do clube era chegar pelo menos em segundo lugar no Brasileirão.
A outra meta que o Flamengo não conseguiu cumprir - também pelo segundo ano seguido - foi a classificação para semifinal da Libertadores. A eliminação para o Peñarol fez o Rubro-Negro cair nas quartas. Na competição continental, o clube arrecadou perto de R$ 35 milhões com a participação.
As premissas esportivas impactam diretamente na questão financeira. E o título da Copa do Brasil fez o Flamengo superar o que havia colocado como base no documento de projeção da temporada: a semifinal do mata-mata. A conquista em cima do Atlético-MG rendeu R$ 93,1 milhões aos cofres do Rubro-Negro. Outra meta batida - e superada - é o título do Campeonato Carioca, que não rende premiação.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv