Motivo de reclamação maciça por parte dos torcedores dos clubes brasileiros, as convocações para seleção sub-20 podem desfalcar equipes como Palmeiras , Vasco , Flamengo e outros nesta reta final de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil .

No início de fevereiro, acontecerá o Sul-Americano da categoria. A convocação do técnico André Jardine deve ser realizada no início de janeiro e a apresentação ficará para o dia 1° de fevereiro.

Na opinião do treinador, os clubes precisam de mais compreensão e cooperação para que a seleção consiga melhores resultados na competição.

Em 2019, o Brasil teve uma participação frustrante no Sul-Americano e ficou na quinta colocação da classificação geral, à frente apenas da Venezuela, com uma vitória em cinco partidas.

"Volto a falar que a seleção brasileira sub-20 é a seleção do Brasil. Os clubes têm que se sentir representados, a gente tem que conseguir formar seleção forte. É o trabalho de formação de todos os clubes do Brasil que está em jogo. Não é a seleção da CBF, nem do Jardine. Que os clubes se sintam parceiros nosso, que entendam também que é um ponto altíssimo na carreira de todo atleta vir para a seleção".

"É muito frustrante quando o clube nega a liberação porque duvido de algum atleta que não sonhe em estar aqui. A gente quer contar com apoio, mais uma vez peço compreensão dos clubes. A gente sabe que tem muitos jogos, que os elencos estão curtos, que tem a Covid-19, mas a seleção também é importante para todo mundo e a gente precisa da contribuição de todos. Se todos clubes pensarem somente em si fica impossível de fazer uma seleção. Cada clube vai perder um, dois jogadores e com isso a seleção acaba ficando muito forte", completou.