Logo Netfla

Com Reinier, Flamengo revive situação de Vinicius Junior em 2017 e velha polêmica com CBF

Um filme repetido e uma antiga polêmica: Flamengo e CBF voltaram a agitar os bastidores com o caso Reinier. Uma situação muito parecida com que os dois lados viveram há dois anos, envolvendo Vinicius Junior, o Mundial Sub-17 e a não obrigatoriedade de liberação dos clubes fora da Data Fifa.

O caso Vinicius Junior

Vinicius Junior era o principal nome da seleção sub-17 e ficou fora do Mundial — Foto: Guilherme Oliveira

Vinicius Junior era o principal nome da seleção sub-17 e ficou fora do Mundial — Foto: Guilherme Oliveira

Na última edição do torneio, realizada na Índia em 2017, Vinicius era o principal nome da seleção e chegou a tirar passaporte e ser inscrito pela CBF na competição. Mas a joia, hoje no Real Madrid, da Espanha, não se apresentou e acabou ficando fora por um imbróglio com o Flamengo .

O clube na época alegou que havia um acordo que condicionava a liberação ao título da Copa do Brasil, mas o time perdeu a final para o Cruzeiro e voltou o foco para a reta final do Brasileirão. O então técnico rubro-negro Reinaldo Rueda disse em entrevista que era uma decisão conjunta com jogador e diretoria.

De longe, Vinicius Junior postou mensagem na torcida na época — Foto: Reprodução/Instagram

De longe, Vinicius Junior postou mensagem na torcida na época — Foto: Reprodução/Instagram

Coordenador de seleções da CBF na ocasião, Edu Gaspar chegou a ir ao Ninho do Urubu e se reuniu com o ex-presidente Bandeira de Mello e outros membros da diretoria. Mas o dirigente não conseguiu mudar a decisão do clube e lamentou a postura rubro-negra :

- Falei isso para a diretoria do Flamengo. Não concordo, estou profundamente decepcionado com essa decisão. Ligar uma derrota ou uma vitória à liberação de um jogador para a Seleção me deixa triste.

Como Vinicius Junior já tinha sido inscrito, a CBF não poderia substituí-lo. Porém, o atacante se lesionou pelo Flamengo pouco depois, e a Fifa autorizou a convocação de outro jogador : Helio Junio, do São Paulo, foi chamado. Sem sua maior estrela, o Brasil terminou aquele Mundial Sub-17 em terceiro lugar.

O caso Reinier

Reinier é, ao lado de Talles Magno, o grande nome da atual seleção sub-17 — Foto: Divulgação / CBF

Reinier é, ao lado de Talles Magno, o grande nome da atual seleção sub-17 — Foto: Divulgação / CBF

A diferença do episódio Vinicius Junior é que Reinier não chegou a ser inscrito (a lista será enviada na quarta-feira). Por isso, a CBF pôde convocar Pedro Lucas, do Grêmio, para o lugar . Mas havia um acordo de cavalheiros para ele seguir no Flamengo até a volta de Gabigol e Rodrigo Caio da Seleção principal.

O mesmo acordo foi feito com o Vasco e Talles Magno, que se apresentou na Granja Comary nesta segunda-feira. Reinier, que seguiu com o Flamengo para Fortaleza, foi pego de surpresa com a notícia de que está fora do Mundial e chegou a fazer uma postagem no Twitter, mas logo apagou.

Reinier chegou a fazer postagem no Twitter, mas apagou em seguida — Foto: Reprodução/Twitter

Reinier chegou a fazer postagem no Twitter, mas apagou em seguida — Foto: Reprodução/Twitter

O veto do Flamengo aconteceu um dia após a revolta com a arbitragem na vitória sobre o Athletico-PR. Além do pênalti anulado pelo VAR, o clube entende que os cartões que tiraram Everton Ribeiro e Bruno Henrique da próxima rodada foram equivocados e que vai precisar de Reinier até o Fla-Flu .

Atual coordenador de seleções, Branco não atendeu as ligações. Em seu site oficial, a CBF comunicou que o meia não se apresentou e que não vai mais se pronunciar sobre o caso. Porém, internamente a entidade não gostou nada da postura rubro-negra em mais um episódio sobre liberação de jogador.

O Flamengo, por sua vez, não crê em represálias e voltou a entrar no STJD com uma Medida Inominada para garantir o direito de escalar Reinier durante o período de convocação da seleção brasileira sub-17. Com o time desfalcado, o garoto deve voltar a ser titular contra o Fortaleza nesta quarta-feira.

Ainda há uma data Fifa marcada para este ano, em novembro, que pode desfalcar o Flamengo. A seleção brasileira fará amistosos contra Argentina, no dia 15 do mês que vem, em Riade, na Arábia Saudita, e Coreia do Sul, no dia 19, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Fonte: Globo Esporte

Comentários

Jogos

Próximo jogo 5 dias, 18 horas a partir de agora
Taça Libertadores da América
FlamengoFlamengo
X
River Plate (ARG)River Plate (ARG)
Sab 23/11 / Estádio Monumental de Lima / 17h00
Brasileirão - Série A
GrêmioGrêmio
- x -
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana