A realização das partidas de Botafogo e Flamengo no próximo domingo, na zona Norte do Rio de Janeiro (Nilton Santos e Maracanã, respectivamente), no mesmo horário (16h), fez crescer a preocupação de torcedores dos dois times em relação à segurança para a ida aos jogos. Para tentar garantir a paz de todos os envolvidos ao longo do dia, a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) definiu um "amplo esquema" que contará com mais de 1.200 policiais militares.
Na última sexta-feira, o comando do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) realizou uma reunião com todas as torcidas organizadas de Botafogo e Flamengo que estão autorizadas para irem aos estádios para alinhar os protocolos de deslocamentos até o Nilton Santos e o Maracanã. A ideia, segundo a PMERJ, "tinha como objetivo garantir que os torcedores dos dois clubes possam comparecer às arenas de forma pacífica e ordeira".
A Polícia Militar do Rio estima que mais de 100 mil torcedores comparecerão aos estádios. O Botafogo, que recentemente venceu o inédito título da Libertadores da América, volta ao seu estádio pela primeira vez depois da conquista para tentar confirmar também o título do Campeonato Brasileiro. Um empate contra o São Paulo dará o troféu ao alvinegro. Já o Flamengo, por sua vez, não tem mais chances de taça. No entanto, a partida também teve alta procura por se tratar da despedida de Gabigol, um dos maiores ídolos da história do clube e que deixará o rubro-negro na próxima temporada.
Com a expectativa de grande mobilização, já que todos os ingressos para as partidas foram esgotados, a PMERJ definiu reforçar os efetivos destinados ao 6º Batalhão (Tijuca), que realiza a operação de policiamento no bairro do Maracanã, que leva o mesmo nome do estádio, e do 3º Batalhão (Méier), que faz o patrulhamento na região do Nilton Santos.
Possíveis deslocamentos
Caso o Botafogo confirme o título do Campeonato Brasileiro, há a expectativa também de que boa parte dos mais de 40 mil torcedores que devem lotar o Nilton Santos se desloquem para o bairro de Botafogo, na zona Sul, para comemorarem a conquista. Isso aumenta a possibilidade de que botafoguenses e flamenguistas se cruzem, já que o Maracanã está no meio de diversas rotas que saem do Nilton Santos até o destino final dos alvinegros.
Além do deslocamento para a zona sul, diversos torcedores do Botafogo também se organizam para levar o time direto do Nilton Santos até o Aeroporto do Galeão. Isto é porque, a delegação alvinegra irá direto da partida para o embarque até o Catar, onde o time disputará o Intercontinental de Clubes a partir da próxima quarta-feira.
Para isso, de acordo com a Polícia Militar, outras unidades especializadas da corporação também irão participar do trabalho de patrulhamento, como o Batalhão de Polícia de Choque, de Ações com Cães e afins. Além disso, o Grupamento Aeromóvel realizarão o monitoramento aéreo através de aeronaves e drones. Já o Grupamento de Policiamento Ferroviário ficará responsável pela presença policial nas estações de trens e metrôs de São Cristóvão e Maracanã.
Em nota, a PMERJ lembrou que "o Aeroporto Internacional da Cidade do Rio de Janeiro já recebeu, durante as quartas de final da Taça Libertadores, mobilizações de torcedores de três dos quatro principais clubes de futebol do Estado no mesmo dia e não houve registro de ocorrências graves".