Com manutenção da base campeã em 2019 e reforços, sub-20 do Flamengo estreia no Carioca

O time sub-20 do Flamengo estreia neste sábado no Campeonato Carioca da categoria, às 15h (de Brasília), contra o Friburguense, no CT SAFERJ, em Guaratiba. Comandada ainda por Maurício Souza, a equipe mantém a base campeã estadual e nacional em 2019. O principal desfalque será o atacante Yuri César, que foi emprestado ao Fortaleza, onde já estreou fazendo gol . O atacante Lázaro é um dos reforços vindos do sub-17 para a temporada. O treinador demonstra confiança em mais um bom ano do time.

- O sub-20 é a capacidade de montar e remontar a todo instante. Pelo fato de jogadores saírem, ou subirem ao profissional. Mas a gente vem com uma base que já estava no clube e jogou no ano passado. Facilita um pouco o trabalho. Alguns atletas que estão chegando do sub-17, outros chegam de outros clubes. Mas o Flamengo vai para mais um ano muito forte.

Jogadores do Flamengo comemoram o título do Brasileiro Sub-20 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Jogadores do Flamengo comemoram o título do Brasileiro Sub-20 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Maurício aponta três jogadores como os "mais próximos" de chegarem ao time profissional.

- O Flamengo se destaca pelo jogo coletivo e tem qualidades individuais em todas as partes do campo, mas eu acredito que os laterais Ramon e Matheus França, e o atacante Rodrigo Muniz, estão mais próximos de atingir o profissional.

Maurício Souza Flamengo Macaé — Foto: André Durão

Maurício Souza Flamengo Macaé — Foto: André Durão

Os três atuaram junto do treinador pelo time profissional do Flamengo nas primeiras rodadas da Taça Rio deste ano. Com as férias prolongadas do elenco principal, os meninos tiveram a oportunidade de jogar no Maracanã, diante da torcida rubro-negra.

- Foi uma experiência gratificante e sensacional. Atuar no Maracanã cheio, com a torcida que apoiou, esteve presente, incentivou a equipe e entendeu que eram garotos. Possibilitar atletas tão novos a estarem jogando o Campeonato Carioca, representando o Flamengo no Maracanã foi uma experiência muito gratificante. Eu acho que acrescenta muito na minha carreira e na dos atletas - conta Maurício.

Lázaro

Lázaro teve um ano de 2019 de muito destaque. Após ser campeão brasileiro sub-17 com protagonismo, ele fez a transição e compôs o elenco campeão brasileiro sub-20. No ano passado ele também ficou marcado pelos gols decisivos no Mundial sub-17, quando foi importante no título da seleção brasileira. O menino teve algumas experiências recentes junto ao elenco profissional e fala sobre o aprendizado com Jorge Jesus.

- O ano de 2019 será inesquecível! Por tudo que aconteceu de positivo, pelas grandes experiências, e pelo que aconteceu no começo do ano. Foi uma sensação incrível (trabalhar com os profissionais), estou trabalhando firme pra ter mais oportunidades. Me sinto uma pessoa mais experiente e madura. Aprendi muita coisa sobre o trabalho dele (Jorge Jesus) e sobre o estilo de jogo. Um grande técnico.\

- Fazer história com a camisa do Flamengo e um dia ser o melhor jogador do mundo. Ganhar muitos títulos e fazer muitos gols - conta Lázaro, perguntado sobre seu sonho.
Lázaro Flamengo — Foto: Felipe Schmidt

Lázaro Flamengo — Foto: Felipe Schmidt

O atacante se espelha em Neymar e Cristiano Ronaldo. Ele chega do sub-17 em uma equipe campeã carioca e brasileira sub-20. O jovem acredita que estar num time vitorioso é importante para o seu desenvolvimento como jogador.

- Quando você está numa equipe vencedora, nos jogos as coisas acontecem naturalmente. Você se sente mais tranquilo pra jogar, se adaptar o mais rápido possível pra fazer grandes jogos.A expectativa é sempre a melhor possível, se Deus quiser vamos conquistar mais grandes títulos esse ano.

Fonte: Globo Esporte