Em partida bastante nervosa, o Flamengo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste sábado, no estádio Nilton Santos, pela ida da semifinal do Campeonato Carioca. O único gol do jogo foi um de placa marcado por Bruno Henrique. Com a vitória magra, os atuais campeões do Carioca podem perder por até um gol de diferença no jogo de volta para seguir vivo na missão do bicampeonato, por terem feito a melhor campanha da primeira fase.
O retrospecto recente do confronto ficou ainda mais favorável para o rubro-negro, que venceu 18 dos últimos 31 embates. Considerando este recorte e a rivalidade referente aos 13 principais clubes do país, esta é a maior freguesia dos clássicos brasileiros neste momento.
O início do jogo pareceu quase que uma continuação do último, vencido pelo rubro-negro por 2 a 0. A confusão ocorrida entre o lateral-direito Wesley e os jogadores do rival ganhou um novo capítulo já no minuto inicial. E deu a tônica para o primeiro tempo, que apesar de ter tido boas oportunidades para ambos os lados, a melhor delas em bola salvada em cima da linha do gol por Léo Ortiz, ficou marcado pela alta quantidade de cartões amarelos — foram seis.
Na volta do intervalo, o duelo seguiu pegado. Mas o rubro-negro conseguia colocar a bola no chão com tranquilidade, e as chances foram aparecendo. Até os 20 minutos, as duas melhores saíram dos pés de Luiz Araújo, que isolou uma e acertou a trave na outra. O gol que parecia maduro, saiu com uma pintura de Bruno Henrique: o atacante dominou a chutou de bate-pronto no ângulo esquerdo de Léo Jardim.
O terceiro confronto entre Flamengo e Vasco no ano, e que vale uma vaga na final do Carioca será disputado no próximo sábado, às 17h45, no Maracanã.