Com família presente, Filipe Luís explica volta ao Brasil: "Entrar para a história do Flamengo"

O Flamengo apresentou Filipe Luís na tarde desta sexta-feira no Ninho do Urubu. O lateral-esquerdo, de 33 anos, conheceu seus novos companheiros e falou com a imprensa antes de fazer o seu primeiro treino no Rubro-Negro. Com a família espanhola presente no CT, ele recebeu a camisa de número 16 e explicou porque decidiu voltar ao Brasil depois de 15 anos na Europa.

– Foram conversas interessantes e intensas. Não foi questão financeira, poderia ter ficado na Europa. Foi o desafio de entrar para a história do Flamengo. Pouca gente tem essa chance. E hoje o Flamengo nos proporciona isso. Tem que ser um pensamento de todos os flamenguistas: o Flamengo tem que estar em primeiro lugar. Hoje é um grande dia para mim.

Filipe Luís chegou ao Brasil na última quinta-feira e logo foi para o Ninho do Urubu iniciar os exames e testes físicos. Mas só nesta sexta que ele começou a treinar com os novos companheiros. Ele teve o nome publicado no BID da CBF e já está regularizado para poder estrear pelo Flamengo, mas ainda ainda não deve ser relacionado para o clássico contra o Botafogo neste domingo.

Filipe Luís vestiu a camisa e elogiou a estrutura do Flamengo no Ninho — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Filipe Luís vestiu a camisa e elogiou a estrutura do Flamengo no Ninho — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Filipe Luís tem 33 anos e retorna ao Brasil após 14 temporadas na Europa. Ele se junta a Gerson, Rafinha e Pablo Marí como contratações realizadas neste meio do ano. Ele fechou um contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2021.

Confira outros trechos

Decisão

"Foi uma decisão muito difícil, depois de 15 anos na Europa. Tinha a possibilidade de continuar. Mas quando o Flamengo liga balança, é diferente. Minha família está aqui e entende e sabe o que o Flamengo significa para mim. É um sonho. Só foi possível porque hoje o Flamengo tem esse projeto de grandeza, de lutar por todos os títulos. Não sou o salvador da pátria, mas vim para ajudar. Com a nação do nosso lado tenho certeza que vamos conquistar títulos importantes".

Espírito de torcedor

"O cara que mais segui no Flamengo foi o Athirson, o jeito que jogava e conduzia a bola. Até tentava imitar. Mas o que mais me marcou foi o gol do Pet, contra o Vasco, no Carioca. Momento mais emocionante que vivi".

Influência da esposa

"Conversamos muito. O poder de convencimento desses caras é impressionante. (Braz e Spindel). Conversei com a minha esposa, e ela falou que iríamos para um lugar que realmente me queriam, onde vou me sentir importante e querido. Isso faz toda diferença. Minha esposa é que queria vir para cá (rs). Eu é que não queria no início, queria jogar na Champions. Mas hoje ver o meu filho com a camisa do Flamengo me enche os olhos. Hoje a decisão é 100% que eu pensei, fiz a decisão correta".

Mensagem

"Entendo o lado do torcedor, ansiedade, querendo uma resposta rápida. A minha mensagem que posso passar é dentro de campo. Se eu mostrar que estou bem, quero ajudar e vou dar a minha vida pelo Flamengo, o torcedor estará ao meu lado".

Adaptação

"Sei que a adaptação não será fácil. Até desanimei um pouco durante a Copa América por conta dos gramados. Mas venho para encarar qualquer situação. Venho para ajudar com a experiência que adquiri lá fora"

Centro de treinamento

"O CT do Flamengo com certeza é de padrão europeu. Poucos clubes na Europa tem um centro de treinamento como esse".

Jorge Jesus

"Enfrentei o Jorge (Jesus) duas vezes na Europa.. É um cara que controla o jogo. Será um prazer trabalhar com ele. Vai entrar na minha lista de grandes treinadores. Vou aprender com ele para estar pronto quando eu vier treinar o Flamengo".

Estreia

"Vai depender dos treinos. Não tenho nenhum problema, mas estou há três semanas parado. Preciso de um tempo de preparação. Não sei quando, o treinador vai saber avaliar".

Emelec

"O time está querendo muito. Precisamos da Nação ao nosso lado. Conversei com muitos jogadores. Todo mundo vai dar a vida para reverter a situação na Libertadores. Já vimos isso várias vezes na Champions. Por que não seria possível aqui?".

Foto de criança

"Em relação a foto de infância (com a camisa do Flamengo), foi espontânea. É fácil quando você é torcedor do clube, ama o clube. Não foi coisa do meu staff. Sou autêntico, faço as coisas com o coração".

Tio e avô rubro-negros

"Virei flamenguista por causa do meu tio. Me deu uma carteira do Flamengo. Depois pelo meu avô, um cara muito querido. Só lembranças excelentes. Prometi para eles que jogaria no Flamengo. Já faleceram. Tenho certeza que estão orgulhosos de onde estiverem"

Neymar no Flamengo

"O Neymar é um cara 10. Ele torce para o Flamengo, hein. Outro que vem daqui a uns anos é o Diego Costa. Já falei com ele".

Diego

"Diego é um cara especial. Nunca paramos de falar. Tive a mesma lesão igual em 2010. Incrível, logo no dia que eu chego. Coisas do destino. Mas tenho certeza que ele é o cara mais preparado do elenco para superar essa lesão. Cara muito forte. Que se recupere logo".

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade