Que construir um estádio no Centro do Rio é o sonho da atual diretoria do Flamengo todo torcedor sabe. Nesta semana, o presidente Rodolfo Landim revelou alguns de seus planos para o terreno do Gasômetro, que pertence a um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal. Entre eles, o de erguer uma arena no formato vertical com capacidade para 80 mil pessoas.
- Quando foi testado, foi testado para uma capacidade de 80 mil pessoas, mas é claro que tudo isso levando em consideração algumas expectativas em relação a demandas de espaço de saída, por exemplo, para atender a legislação de Corpo de Bombeiros e uma série de coisas. Mesmo levando em consideração tudo isso, caberia um estádio de 80 mil, seria uma arena bem mais vertical - afirmou Landim ao site ge.
Se o plano se viabilizar (o clube ainda negocia a compra do terreno com a Caixa), o Flamengo passaria a ter o maior estádio do Brasil em capacidade. Apesar das muitas reduções sofridas ao longo dos anos, o Maracanã ainda é o atual detentor do posto, com 78.838 lugares. Ele é seguido do Mané Garrincha (72.788) e do Morumbis (66.975).
No continente, todavia, este eventual estádio do Flamengo ainda ficaria atrás de outro no quesito capacidade. Reinaugurado no ano passado após reforma, o Monumental de Nuñez, na Argentina, assumiu a condição de maior da América do Sul. A casa do River Plate pode receber até 83.196 pessoas.
A depender do número exato de assentos, a arena do Flamengo poderia assumir a segunda colocação. Hoje, ela pertence ao Estadio Monumental "U", do Universitario, do Peru. Localizado na capital Lima, ele tem capacidade para até 80.093.
Para se ter uma ideia, nenhuma arena sul-americana está entre as 10 maiores do mundo. Hoje, o maior em capacidade é o 1º de Maio de Rungrado, em Pyongyang, na Coreia do Norte. Ele foi inaugurado em 1989 para 150 mil. Mas, a depender do evento e da utilização dos espaços, podia chegar a 190 mil. Reaberto após reforma em 2014, foi redimensionado e passou a receber um total de 114 mil. Ainda assim, segue no topo da lista dos estádios de futebol.
Confira o top-10 dos maiores estádios de futebol do mundo em capacidade:
- 1º de Maio de Rungrado (Pyongyang, Coreia do Norte) - 114 mil pessoas
- Estádio de Michigan (Michigan, EUA) - 107.601 pessoas
- Melbourne Cricket Ground (Melbourne, Austrália) - 100.024 pessoas
- Camp Nou (Barcelona, Espanha) - 99.354 pessoas
- Estádio FNB (Joanesburgo, África do Sul) - 94.736 pessoas
- Rose Bowl (Pasadena, EUA) - 90.888 pessoas
- Wembley (Londres, Ingaterra) - 90 mil pessoas
- Lusail (Lusail, Catar) - 88.966 pessoas
- Azteca (Cidade do México, México) - 87.523 pessoas
- Estádio Nacional Bukit Jalil (Kuala Lumpur, Malásia) - 87.411 pessoas