Quando o Flamengo conseguiu sobreviver bem ao período desfalcado da Copa América e chegou a liderar o Campeonato Brasileiro mesmo desfalcado de seus jogadores convocados, a confiança era grande internamente no clube para voltar a ser campeão da Série A em 2024. O time fechou o primeiro turno com 37 pontos (maior pontuação desde 2020, ano de seu último título) e com três pontos e um jogo a menos em relação ao líder Botafogo.
Porém, o rendimento de lá para cá afastou o sonho. Com apenas a 13ª campanha do returno (três derrotas, duas vitórias e um empate), o Rubro-Negro viu suas chances de título caírem para apenas 6,6% após o empate em 1 a 1 com o Vasco no último domingo, segundo cálculos do Espião Estatístico do ge . São oito pontos de distância para o Botafogo e sem confronto direto mais. Ou seja, mesmo que vença o jogo a menos que tem, teria que secar o rival em pelo menos mais duas partidas para tirar uma eventual diferença de cinco pontos.
Mas o Flamengo se recusa a jogar a toalha . A comissão técnica de Tite tem como projeção chegar vivo nas últimas cinco rodadas do campeonato e aposta na volta do bom futebol apresentado nos últimos dois jogos, contra Bahia e Vasco:
- Se manter esse desempenho na quinta (contra o Peñarol na Libertadores), a gente volta a vencer. Se manter esse desempenho no Brasileiro, a chance que a gente não siga essa campanha dos últimos seis jogos. E que nós vamos chegar nas últimas cinco rodadas querendo brigar pelo título. E aí cada jogo vai ser mais uma decisão - disse Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite, em entrevista coletiva.
Entre os jogadores, quem falou pelo elenco foi Alex Sandro após o clássico. Pentacampeão italiano com a Juventus nos pontos corridos, o experiente lateral-esquerdo de 33 anos disse ainda acreditar no título desde que o time pare de tropeçar:
- Tudo pode acontecer, o Campeonato Brasileiro no ano passado teve mais ou menos esse episódio (Botafogo disparou e depois perdeu o título para o Palmeiras). Temos que focar no nosso trabalho e, obviamente, vendo quem ganha, quem perde ponto, aqueles que estão em nossa frente e os que estão vindo logo atrás. Nós temos que focar no nosso desempenho, saber que a gente tem que melhorar. Porque tenho certeza que temos um ótimo grupo, forte, maduro e que entende que realmente a gente não pode perder mais pontos - cobrou.
Quarto colocado do Brasileirão com 45 pontos, só um à frente do São Paulo, o Flamengo volta a campo pela competição só no domingo, quando visita o Grêmio às 18h30 (de Brasília) em Porto Alegre para defender a sua permanência no G-4. Antes, porém, o Rubro-Negro enfrenta o Peñarol, do Uruguai, nesta quinta-feira, às 19h no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv