Com Botafogo e Flamengo em inícios de temporada distintos, quanto vale o título da Supercopa para cada um?

publicidade

Torneio pouco importante por ter apenas um jogo? Compromisso de luxo na pré-temporada? Nada disso se aplicará para a Supercopa do Brasil de 2025, na qual Botafogo e Flamengo farão clássico no Mangueirão. A partir das 16h de amanhã, o alvinegro campeão brasileiro tentará o título inédito, enquanto o rubro-negro, que conquistou a última Copa do Brasil, quer mais uma desta taça após ter vencido em 2020 e 2021.

A Supercopa voltou ao calendário do futebol nacional em 2020, após ter edições inaugurais em 1990 e 1991. A competição ainda luta para ganhar relevância em meio a um calendário cheio e, especialmente neste ano, apertado.

Mesmo assim, não deixa de ser um torneio nacional, e que vem crescendo em importância nas últimas edições, ainda mais por oferecer confrontos entre rivais locais e nacionais. Em 2024, Palmeiras e São Paulo fizeram clássico chamativo no Mineirão, que terminou com título tricolor nos pênaltis. Neste domingo, será a vez do encontro carioca.

Para o Botafogo, esta será a primeira participação, logo diante do maior rival. Portanto, uma vitória traz um título relevante para o seu museu, mas uma eventual derrota atrapalharia ainda mais um começo de ano já conturbado com a demora da diretoria para contratar um novo treinador.

John Textor trabalha com o prazo de abril para a temporada se iniciar, de fato, com a Libertadores e o Brasileirão, e ainda busca fechar o elenco.

De qualquer forma, a equipe principal começou bem a temporada sob o comando do interino Carlos Leiria, mantendo as qualidades de 2024 e ganhando o clássico contra o Fluminense por 2 a 1, na última quarta-feira. A atuação dominante serviu para afastar certa instabilidade e dar moral para um grupo que quer continuar expandindo seu legado.

Dar uma resposta

Para o Flamengo, está em jogo um tricampeonato que daria bom sinal para a equipe de Filipe Luís, que inicia o que deve ser sua primeira temporada completa como técnico profissional. As primeiras semanas de preparação, realizadas nos Estados Unidos, foram consideradas essenciais para que o grupo convivesse melhor com o ex-jogador e suas ideias.

O foco é grande na Supercopa, e houve a opção por poupar na vitória sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 0, na quinta-feira. O Flamengo teve um dia a menos de descanso e quer garantir que os principais nomes estejam inteiros.

Um vice-campeonato diante do Botafogo, entretanto, causaria incômodo, por perder para um rival que deu passos atrás em questão de elenco e comando. Além disso, significaria mais um jogo sem derrotar o alvinegro — no Brasileirão do ano passado, o Botafogo venceu os dois jogos, incluindo uma goleada por 4 a 1.

Fonte: Extra