Com benção de Zico no Flamengo, De la Cruz revive gols de falta dos tempos de River e Uruguai; vídeo

Foram 15 jogos - sendo dois amistosos na pré-temporada - até De la Cruz conseguir marcar o seu primeiro gol com a camisa do Flamengo . Quis o destino que fosse também o primeiro do time no Brasileirão e fizesse o torcedor lembrar de Zico, o maior ídolo da história do clube.

No fim do primeiro tempo, no Serra Dourada, De la Cruz cobrou uma falta perfeita no canto direito do goleiro do Atlético-GO. No ângulo. À lá Zico, que fez questão de ir ao Ninho do Urubu dar boas vindas ao meia uruguaio logo após a apresentação do reforço em janeiro. E a especialidade do Galinho é um dos fundamentos que atual camisa 18 treina no dia a dia no CT.

Chamado de "mestre" por Zico no primeiro encontro , De la Cruz desencantou em cobrança de falta muito semelhante a outros gols que acumula na carreira. Em 2019, pela Libertadores, o uruguaio fez um golaço de bola parada no 2 a 2 do River Plate com o Internacional no Beira-Rio. Em 2022, em amistoso do Uruguai com o Canadá, também fez um de falta na vitória por 2 a 0 na Eslováquia. E no ano passado, na temporada de despedida do time argentino, acertou um chute ainda mais distante no triunfo por 2 a 0 sobre o Colón pelo Campeonato Argentino (veja os três gols no vídeo acima).

"Sorte para você. Tranquilo, jogo a jogo e vamos juntos. Voltar a erguer as Copas", disse Zico no encontro com De la Cruz no Ninho.

Zico recebeu De La Cruz no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Se para Zico é "mestre", para Tite é "motor". Foi assim que o treinador se dirigiu a De la Cruz em algumas oportunidades. Principalmente quando a vida do uruguaio mudou no time. A ausência de Gerson fez a comissão técnica colocar o jogador em uma nova função: segundo volante.

Foi com esse posicionamento que De la Cruz começou a conquistar o torcedor e dar um cartão de visitas após os cerca de R$ 78 milhões pagos à vista ao River Plate. O "motor" é porque o uruguaio se coloca à disposição em todos os lados do campo, além de acelerar o ritmo de jogo e facilitar a transição entre o ataque e a defesa.

De la Cruz comemora gol do Flamengo contra o Atlético-GO — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Contra o Atlético-GO, em sua estreia no Brasileirão, De la Cruz acertou três desarmes, deu um passe decisivo para outro companheiro finalizar, acertou 83% dos passes. O camisa 18 deu um chute a gol, que foi justamente a falta convertida. Erick Pulgar foi quem mais recebeu passes do uruguaio (8), logo depois aparece Arrascaeta, com seis, assim como Luiz Araújo.

"Que seja o primeiro de muitos, moleque", escreveu o companheiro Arrascaeta nas redes sociais.

Arrascaeta comemora primeiro gol de De la Cruz no Flamengo — Foto: Reprodução / Instagram

Para atender o pedido de Zico, o Flamengo volta com três pontos na bagagem e dá o pontapé inicial na caminhada por mais um título brasileiro. O Rubro-Negro não é líder da competição desde a conquista de 2020 e trabalha para quebrar essa incômoda marca. Nesta primeira rodada, o time está empatado em pontos com outras seis equipes, mas é o terceiro colocado pelo saldo de gols.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte