Com 'Beckham', medalhões e artilheiro ex-Vasco, 'nanico' peita grandes no Carioca

Botafogo, Vasco, Flamengo e... Fluminense? Não. Engana-se quem pensa que os quatro grandes do futebol do Rio de Janeiro foram os quatro primeiros na classificação geral da primeira fase do Campeonato Carioca.

Saiba Mais

"Intruso" entre os chamados "gigantes", o pequeno Boavista, da cidade de Saquarema, na Região dos Lagos terminou com 15 pontos ganhos, como quarto colocado no geral, dois pontos acima do Flu.

Treinado pelo ex-meio-campista Rodrigo Almeida, chamado de "Beckham" por sua "semelhança" com o astro inglês, o Boavista tem um dos melhores ataques do Carioca, com 13 gols marcados. E o grande responsável por isso é um nome conhecido pelo torcedor do Vasco da Gama.

Leandro Costa Miranda Moraes, de 32 anos, o popular Leandrão, foi um dos responsáveis pela arrancada cruz-maltina em 2015 - que quase permaneceu na primeira divisão do Campeonato Brasileiro - e é o artilheiro da equipe saquaremense, com três tentos, um deles feito logo na estreia, diante do Flamengo, no empate por 1 a 1.

"Teve comentários pelo gol. A rivalidade é muito grande e foram comentários bons, torcedores vascaínos me elogiaram muito, A gente fica feliz de jogar numa equipe considerada pequena, mas que, em algum momento, você pode deixar seus torcedores alegres", disse, em entrevista esclusiva ao ESPN.com.br .

Emprestado pelo Vasco para se preparar para o segundo semestre, o centroavante conta como o elenco brinca diariamente com o técnico, que atuou por Corinthians e Botafogo na época de atleta.

"A gente pega no pé dele, fala que ele é 'treinador-modelo', que nem o Beckham era jogador-modelo (risos). Ele tem o estilo do Beckham, até quando jogava tinha o mesmo estilo dele", contou.

Rodrigo estreou como assistente-técnico em 2014 pelo próprio Boavista, mas agora vem colhendo os frutos com o bom trabalho no início de 2016. O clube é um dos oito classificados para a segunda fase da Taça Guanabara, junto com os quatro grandes, Bangu, Volta Redonda e Madureira.

"Ele é um bom treinador. Tá começando agora e, por ter sido jogador de futebol, sabe conversar com jogadores, sabe o momento de cobrar também. Acho que ele tem tudo para dar certo como treinador. A gente tá ajudando ele também, dentro de campo, e sei que ele vai ter bastante sucesso", comentou.

Leandrão é mais um dos "medalhões" conhecidos que compôem a mescla com a juventude do Boavista. Além do centroavante, lá jogam o zagueiro Luiz Alberto (ex-Santos e Fluminese), o lateral Thiaguinho (ex-Botafogo), os centroavantes Marcelo Nicácio (ex-Atlético-MG) e Reinaldo (ex-Flamengo, São Paulo e Santos).

"São jogadores que têm uma história bonita, vitoriosa, e que, no dia a dia, estão ai para ajudar. Nos treinamentos, procuram passar o que conhecem. São jogadores que somam, que têm companheirismo e profissionalismo. Esse é o motivo do nosso sucesso no campeonato", analisou.

"Acho válido (junção de jovens com mais velhos) porque os jogadores mais experientes dentro de campo têm uma forma diferente de jogar. Já os jovens têm um futebol mais corrido, de velocidade, eles conseguem fazer isso com facilidade", disse.

E depois de tanto trabalho, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota - para o Botafogo, no último domingo, com gol sofrido aos 44 do segundo tempo -, Leandrão pensa alto em relação ao Boavista para a sequência do campeonato.

"Tem muita coisa pra acontecer na segunda fase, o time tem muita qualidade pelo que fez na priemira fase. Somos considerados um dos clubes mais fortes aqui do interior, Madureira, Bangu, Volta Redonda, então qualidade tem. Vamos jogar cada jogo como se fosse uma decisão, pontuar o máximo possível, para chegar às finais. Final é um jogo só, semifinal são dois. A chance é a mesma dos times de tradição", opinou.

Fonte: Espn