Com o futebol paralisado devido à Data FIFA, o Flamengo se prepara para enfrentar o Bahia no dia 12 de setembro, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Contudo, a equipe de Tite terá que lidar com uma série de desfalques importantes durante esse período de pausa. Além de alguns jogadores já integrados às suas seleções, o time carioca lida com uma onda de lesões que preocupa a comissão técnica.
Entre os jogadores que já se apresentaram às suas seleções estão Pedro e Gerson, que treinam com a Seleção Brasileira, e Erick Pulgar, que está à disposição do Chile. O lateral Guillermo Varela também foi convocado para defender o Uruguai, mesmo após deixar o último jogo do Flamengo, contra o Corinthians, com dores no quadril. Varela foi substituído durante a partida e, conforme comunicado pelo clube, passaria por uma reavaliação médica que ainda não teve seu resultado atualizado.
O desgaste físico dos jogadores do Flamengo, vem sendo um ponto de preocupação. O elenco já sofreu baixas significativas, como a de Matías Viña, que não voltará a jogar neste ano devido a uma lesão. De La Cruz e Arrascaeta com problemas musculares, estão em tratamento e foram poupados da convocação de Marcelo Bielsa para os próximos jogos do Uruguai. Apesar disso, Bielsa optou por convocar Varela, que pode se tornar mais um problema para o Flamengo caso sua lesão se agrave.