
Com 42 pontos, o Flamengo terminou o 1º turno de 2019 no topo da tabela. Na segunda metade do campeonato, o time de Jorge Jesus irá em busca do título do Brasileirão - o sétimo de sua história. O retrospecto histórico é favorável. Das 13 edições com 20 clubes na Série A, em nove o campeão do primeiro turno confirmou a conquista do Campeonato Brasileiro em dezembro.
(Foto: Joao Carlos Gomes/MyPhoto Press)

Na primeira edição da Série A com 20 clubes, o São Paulo conquistou o primeiro turno, com 38 pontos, e confirmou o título do Brasileirão após 38 rodadas, com 78 pontos.
(Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

O cenário foi o mesmo em 2007. O Tricolor, de Rogério Ceni e Aloísio Chulapa, liderou o primeiro turno (40 pontos) e bicampeão brasileiro em dezembro (77 pontos).
(Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)

Em 2008, o Grêmio liderava o Brasileirão após 19 rodadas, com 41 pontos, mas o Tricolor Gaúcho acabou sendo vice-campeão brasileiro. Quem ficou com o título nacional foi o São Paulo, que havia terminado o 1º turno em quarto. Os 75 pontos deram ao Tricolor do Morumbi ao tricampeonato.
(Foto: Ricardo Rímoli/LancePress)

Em 2009, o Internacional foi o líder do primeiro turno, com 37 pontos, mas foi vice-campeão em dezembro. O Flamengo, que estava em sétimo após 19 rodadas, foi o campeão brasileiro com 67 pontos.
LANCE!

Com 38 pontos, o Fluminense conquistou o primeiro turno do Brasileirão de 2010, conquistando o título nacional em dezembro, com 71 pontos.
(Foto: Ide Gomes/Arquivo Lance!)

O Corinthians foi outro clube a conquistar o primeiro turno, com 37 pontos, e o título do Campeonato Brasileiro, com 71, em 2011.
(Foto: Ari Ferreira/LancePress!)

Líder do Brasileirão após 19 rodadas em 2012, o Atlético-MG acabou sendo vice-campeão naquele ano. O títlo do Brasileirão ficou o com o Fluminense, que virou o turno em segundo.
(Foto: Ari Ferreira/Lancerpess)

A edição de 2013 foi dominada pelo Cruzeiro: campeão do primeiro turno, com 40 pontos, e do Brasileirão no fim da temporada, com 76 pontos.
(Foto: Edson Ruiz/Lance!)

Em 2014, a Raposa também não deu chances ao rivais. 43 pontos e liderança no primeiro turno e o bicampeonato confirmado em dezembro, com 80 pontos.
(Foto: Divulgação)

Na edição de 2015 foi a vez do Corinthians conquistar o primeiro turno, com 40 pontos, e sagrar-se campeão brasileiro ao fim do ano, com 81 pontos.
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Palmeiras também confirmou a liderança do primeiro turno do Brasileirão com o título em 2016. Foram 36 pontos na primeira metade do campeonato, 80 ao fim do mesmo.
Foto: Divulgação

Em 2017, o Corinthians fez o melhor primeiro turno da história do Brasileirão com 20 clubes na Série A: 47 pontos. Assim, o Timão confirmou o título ao fim do ano, com 72 pontos.
(Foto:Reprodução/Twitter Corinthians)

Na última edição, em 2018, o São Paulo virou o turno na liderança do Brasileirão, com 41 pontos, mas foi apenas o quinto lugar no fim. O campeão nacional foi o Palmeiras, com 80 pontos, que, após 19 rodadas, estava em sexto.
(Foto: Rodrigo Gazzanel/RM Sports)