Vários clubes se solidarizaram com Gerson , do Flamengo, que acusou o colombiano Ramírez, do Bahia, de injúria racial. Por meio de suas redes sociais, os clubes frisaram que a luta contra o preconceito está acima de qualquer rivalidade . Veja abaixo as manifestações.
Nos solidarizamos com o atleta Gérson em mais um relato inaceitável de racismo no nosso futebol. Esse tipo de luta está acima de qualquer rivalidade.
— December 20, 2020
Que seja apurado com rigor. Não podemos tolerar esse tipo de atitude! #RacismoNão ✊🏿
O Botafogo reforça toda luta por igualdade e apoia a apuração dos fatos envolvendo o atleta Gerson, na partida entre Flamengo e Bahia.
— December 20, 2020
Racismo não. Racismo nunca. ✊🏿
O Corinthians se solidariza com o meia Gérson, do Flamengo, repudia qualquer injúria de conotação racista, seja dentro ou fora de campo, e apoia que os fatos relatados no Maracanã sejam apurados com rigor.
— December 21, 2020
O Clube do Povo se solidariza com o atleta Gerson, do Flamengo, que denunciou ter sido vítima de racismo neste domingo, e saúda a corajosa postura do jogador, que não se calou diante de mais um episódio lamentável. #ChegaDePreconceito ✊🏿
— December 21, 2020
O São Paulo Futebol Clube manifesta apoio ao meia Gerson, do Flamengo. Toda e qualquer conduta racista dentro do futebol deve ser exposta e combatida. Nenhuma voz deve se calar.
— December 21, 2020
Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista. #RacismoNão
Mais um episódio de racismo no futebol. Nossas vozes precisam se elevar juntas cada vez mais alto contra o preconceito racial em nosso meio.
— December 21, 2020
O Santos se solidariza com o atleta, cidadão e pai Gerson. A sua revolta com o racismo também é nossa. #RacismoNão #TimeDeBrancoeDePreto
Recentemente, um caso de racismo na Champions League e outro contra um menino de 11 anos. Hoje, mais um no Campeonato Brasileiro. Não dá mais. Nossa solidariedade ao Gerson, atleta do @Flamengo e a todos aqueles que sofrem diariamente o peso das atitudes racistas. #RisqueORacismo
— December 21, 2020
O Atlético se solidariza com o atleta Gerson, do @Flamengo , e manifesta, mais uma vez, nosso apoio à causa antirracista. O racismo deve ser combatido todos os dias, dentro e fora de campo. Diante da injúria e da injustiça racial, o silêncio não é uma opção. #VidasNegrasImportam
— December 21, 2020
O Athletico Paranaense repudia qualquer ato de racismo e presta todo apoio e solidariedade ao jogador Gerson.
— December 21, 2020
Esperamos que o acontecimento seja apurado com rigor. #RacismoNão
O Fluminense reforça sua posição contra qualquer forma de racismo e espera que os fatos denunciados neste domingo pelo jogador Gerson sejam apurados com rigor pelas autoridades competentes. #RacismoNão #TimeDeTodos
— December 21, 2020
O Sport Club do Recife se solidariza com o atleta @GersonSantos08 , do Flamengo, que denunciou mais um episódio racista no futebol brasileiro. Uma luta que não pode ser calada! #NãoAoRacismo ✊🏿
— December 21, 2020
O fato ocorreu aos 7 minutos do 2º tempo da vitória do Flamengo sobre o Bahia por 4 a 3, neste domingo, no Maracanã. Em entrevista após a partida, Gerson disse ter ouvido "Cala a boca, negro" do meia adversário:
- Tenho vários jogos pelo profissional e nunca vim na imprensa falar nada porque nunca tinha sofrido preconceito, nem sido vítima nenhuma vez. O Ramirez, quando tomamos acho que o segundo gol, o Bruno fingiu que ia chutar a bola e ele reclamou com o Bruno. Eu fui falar com ele e ele falou bem assim para mim: "Cala a boca, negro". Eu nunca falei nada disso, porque nunca sofri. Mas isso aí eu não aceito.
No episódio, Gerson também discutiu com Mano Menezes. O volante pediu respeito ao técnico do Bahia:
- O Mano até falou "Ah, agora você é vítima, não é? O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada". Claro, porque teve respeito entre eu e ele. Eu nunca falei de treinador, mas o Mano tem que saber respeitar. Estou vindo falar aqui por mim e por todos os negros do Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/A/B/AXlP8fTQS83eKmmaDxdQ/banner.globo.gigante2.png)