Os clubes do Rio de Janeiro poderão ter problemas no bolso logo no início da temporada 2021.
De acordo com o regulamento do Campeonato Carioca , as equipes que pouparem seus titulares a partir da 3ª rodada do Estadual poderão ser multadas. As punições acontecerão caso os clubes não utilizem o time "considerado titular" sem que exista um "justo motivo".
Tal medida foi colocada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro no regulamento, uma vez que os clubes aprovaram em uma reunião arbitral realizada no final de 2020.
A intenção da entidade é evitar o esvaziamento da competição, algo que aconteceu na última edição, quando Botafogo , Flamengo e Vasco usaram reservas ou times sub-23 na disputa da Taça Guanabara.
A multa será imposta em cima do valor pago pela cota de televisão da competição. A TV Record é quem deve comprar os direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2021 pelo valor total de R$ 11 milhões, que será dividido entre os clubes.
A expectativa é que clubes como Flamengo e Fluminense , classificados para a próxima edição da Conmebol Libertadores, utilizem os garotos no início do Estadual. O Rubro-Negro usará nomes que estouraram a idade no sub-20.
Por outro lado, o Tricolor utilizará a equipe sub-23. Mas, para o clássico entre ambas, no dia 20 de março, os dois clubes terão equipe principal em campo.
Já rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo deve ter o time principal. O Vasco, que segue brigando contra a degola assim como o rival, também deve ter o elenco todo à disposição para o Estadual.