Em reunião realizada na noite desta terça-feira na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), os principais clubes cariocas chegaram a um consenso sobre uma nova fórmula para o Campeonato Estadual do próximo ano. A proposta, que agradou a maioria, é ainda mais interessante do que a sugerida anteriormente no mês.
O formato prevê a divisão dos 12 times em dois grupos com seis equipes cada. Os times do Grupo A enfrentariam os do Grupo B na fase classificatória. Ao final dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo avançariam para as quartas de final, disputadas em jogo único. As semifinais seriam em sistema de ida e volta, e a grande decisão ocorreria em jogo único.
Com esse novo formato, o Campeonato Carioca passaria a ocupar apenas dez datas no calendário, ou seja, cinco a menos que a edição de 2025. Essa redução é vista com bons olhos especialmente por conta do calendário mais apertado em ano de Copa do Mundo. A sugestão foi apresentada pelo Flamengo e será oficialmente votada em uma próxima reunião da FERJ.
A informação foi divulgada pelo jornalista Gilmar Ferreira, do “extra”