Clássico no Maracanã: Botafogo fala em 'profunda preocupação' e acusa Flamengo de descumprir acordo de segurança da PM

publicidade

O clássico entre Flamengo e Botafogo, marcado para este domingo no Maracanã, virou motivo de "profunda preocupação", conforme comunicado divulgado pelo clube alvinegro na véspera da partida. De acordo com a nota oficial, o rubro-negro estaria descumprindo um laudo de segurança que determina que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50% dos ingressos para cada lado (como é o caso, com a proporção de 95% para o Fla e outros 5% para o Bota), o Setor C deveria "permanecer fechado por medida de segurança", como prevê o protocolo, elaborado pela Polícia Militar.

Segundo o clube visitante, o Flamengo vem comercializando ingressos para esse espaço desde a última sexta-feira. "O Botafogo não concorda com essa operação e não assinou qualquer documento que diga o contrário. O clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio", diz trecho da nota emitida pelo Botafogo, que fala em "risco à integridade física" agravado pela decisão.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) e as autoridades serão acionadas sobre o tema, informa o Botafogo.

O protocolo de segurança ao qual o alvinegro se refere foi elaborado em novembro do ano passado e é válido até o fim deste ano. Assinado pelo tenente-coronel Carlos Eduardo da Silveira, comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), o documento é o que determina ainda que seguranças privados e gradis sejam instalados em torno de todo o campo para evitar a invasão de torcedores, por exemplo.

Fonte: Extra